APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) divulga comunicado sobre o Dia Internacional das Mulheres no Multilateralismo

Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2024

Foto: Reprodução vídeo

 

A Abiquim, em cooperação com a Coordenação-Geral de Bens Sensíveis (CGBS) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), compartilha o comunicado da Vice-Diretora-Geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), embaixadora Odette Melono, sobre o Dia Internacional das Mulheres no Multilateralismo - comemorado todo dia 25 de janeiro após Resolução 41C/57 adotada pela Conferência Geral da UNESCO com o objetivo de reconhecer o papel essencial desempenhado pelas mulheres na promoção dos direitos humanos, da paz e do desenvolvimento sustentável dentro do sistema multilateral.


A mensagem destacou o objetivo da OPAQ de trabalhar em conjunto pela eliminação das armas químicas, e de assegurar que a química não produza danos, mas apenas benefícios à humanidade. Destacou, ainda, o papel de liderança que embaixadoras e delegadas mulheres desempenham em negociações e decisões, que têm resultado nos mais importantes êxitos da OPAQ tais como a eliminação, sob verificação, de todos os estoques declarados de armas químicas, o que demonstraria a força e o êxito do multilateralismo.

 

Segundo a embaixadora Melono, as mulheres aportam perspectivas e energias diversas à tarefa de solucionar problemas complexos. Apontou que diplomatas, cientistas, acadêmicos e ativistas, homens e mulheres, têm seu espaço e papel. Finalmente, fez convite aberto para a familiarização com as questões tratadas pela Organização, bem como para candidaturas a empregos no Secretariado, e para o engajamento nos variados esforços globais que visam um futuro melhor.

 

Acompanharam a embaixadora Melono, as representantes permanentes e delegadas acreditadas junto à Organização. A delegação do Brasil, junto à OPAQ, foi representada pela secretária Luana Alessandra Roeder.

 

Para acessar o vídeo da mensagem clique aqui