Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Criação de novos modelos de comercialização do gás natural gera expectativa por preço mais competitivo para o insumo, diz Abiquim
Terca-Feira, 06 de Junho de 2023
A Abiquim vê com grande expectativa o anúncio da Petrobrás, ocorrido no dia 29 de maio de 2023, que envolve novos formatos de venda do gás natural às distribuidoras. Em linhas gerais, serão dez modelos distintos, considerando cinco diferentes prazos, dois indexadores e os custos do local de entrega da matéria-prima.
Segundo André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, o modelo atual não vinha atendendo as demandas do setor químico. “As alternativas apresentadas pela Petrobras apontam, possivelmente, uma perspectiva de mudança na direção de rever a situação de altos preços. Saudamos a intenção de flexibilizar a política, chamando a atenção, no entanto, que elas precisam resultar efetivamente em preços mais competitivos”, destacou.
Nesse sentido, continua Passos, a Abiquim estudará o impacto na indústria química das soluções propostas, tão logo seja possível ter mais detalhes, e, desde já, se coloca à disposição da Petrobras para seguir aprofundando a agenda da oferta e preços competitivos de gás. “Vale destacar ainda a importância de também assegurar preços competitivos para as fases de transporte e distribuição da molécula”, enfatiza o presidente-executivo, salientando que a Abiquim tem trabalhado intensamente para impulsionar o debate sobre medidas que viabilizem o aumento da oferta e tornem competitivo o preço do gás natural para uso pela indústria.