Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
ABIQUIM participa de solenidade da ALESP em homenagem aos 50 anos do Polo das Indústrias Petroquímicas do ABC
Segunda-Feira, 27 de Junho de 2022
No dia 24 de junho, a Abiquim participou da sessão solene em homenagem aos 50 anos do Polo das Indústrias Petroquímicas do ABC, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).
Ciro Marino, presidente-executivo da Abiquim, falou sobre o potencial da indústria química que hoje ocupa a 6ª posição no ranking industrial global e que poderia, levando em conta apenas os recursos naturais disponíveis no País, ocupar o 4º lugar. Ele afirmou ainda que a indústria nacional está totalmente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao conceito ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa), além de citar o importante papel do Atuação Responsável, iniciativa global implementada pela Abiquim no País, cujo objetivo é a melhoria contínua da indústria química em prol da saúde, segurança e meio ambiente, e que em 2022 está completando 30 anos no Brasil.
Na avaliação de Marino, a principal mudança no projeto original do Polo nesses 50 anos, foi a atualização tecnológica. Ele lembrou ainda das soluções de sustentabilidade implantadas no Polo para o consumo de água, que é intensivo num Polo de tamanha envergadura como o do ABC. “Ele foi substituído por água de reúso com a instalação da Aquapolo que faz tratamento do esgoto sanitário da região produzindo, só para o Polo, o equivalente ao consumo de água de uma cidade com 300.000 habitantes”, completou.
Mesmo diante dos grandes desafios que a indústria química vem enfrentando nos últimos 30 anos, entre eles, carga tributária e insumos não competitivos, o presidente executivo da Abiquim finalizou sua fala passando uma mensagem positiva sobre o setor, ao dizer que a Abiquim apresentou a um grupo seleto de técnicos do Governo, um projeto onde o Brasil pode, através de missões, - trabalhar com gás natural, energias renováveis e bioprodutos, além do saneamento e saúde – alçar um crescimento, rumo à uma política de desenvolvimento industrial, visando a retomada de cadeias que foram descontinuadas nas últimas décadas e que são estratégicas para a prospecção de investimentos e desenvolvimento econômico e social do País. “Trata-se, porém, de um trabalho que envolve todas as esferas – federal, estadual e municipal, bem como o engajamento da sociedade civil”, finalizou Marino.
Moderado pelo deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), presidente da Frente Parlamentar da Química do Estado de São Paulo, o evento contou ainda com a participação das Câmaras de vereadores de Mauá e São Bernardo, prefeitos e autoridades públicas da região do Grande ABC e São Paulo, e instituições ligadas a indústria química.
Para assistir a solenidade na íntegra, clique aqui