APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Em evento da Sociedade Brasileira de Química, Abiquim afirma que indústria química brasileira é a mais sustentável do mundo

Terca-Feira, 29 de Marco de 2022


No dia 24 de março, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realizou o webinar “Química e Sustentabilidade: uma visão desde a indústria química brasileira” com a palestra do presidente executivo da Abiquim, Ciro Marino, sob a condução do professor e doutor da Unicamp, Fernando Galembeck.

 

Marino iniciou sua apresentação ressaltando que a indústria química brasileira é a sexta maior do mundo e o terceiro maior PIB industrial do Brasil, além de ser um setor estruturante já que está na base de toda cadeia industrial, tendo efeito propulsor na economia e papel relevante na agenda de desenvolvimento sustentável de todos os setores.

 

Como provedora de produtos e soluções, ele citou, entre outros exemplos, a contribuição da química com materiais para carros mais leves, equipamentos de geração de energia verde mais eficientes, construções e edifícios mais sustentáveis, além de otimizar a produtividade agrícola por meio de sementes mais resistentes e de alto rendimento.


Já em melhoria de processos, Marino relacionou eficiência energética e energia renovável dando como exemplo o hidrogênio verde não somente como fonte de energia, mas também como matéria prima para uma série de outros produtos, abatimento de gases de efeito estufa e captura de carbono e matérias primas renováveis como cana-de-açúcar que provê numerosos insumos, inclusive matéria prima alternativa para a fabricação do plástico.

 

O presidente executivo da Abiquim finalizou a apresentação afirmando que a indústria química nacional não é somente a mais sustentável do mundo como em poucos anos será líder em química de renováveis. E no que tange ao alcance das metas ambientais, ressaltou a importância de um alinhamento de todas as partes envolvidas: cientistas, governos multilaterais e a indústria. “Será por meio de diálogos globais e regionais – e este evento é um bom exemplo – que alcançaremos um progresso no enfrentamento às mudanças climáticas”, concluiu.

 

Para assistir o evento na íntegra, clique aqui

 

Informações adicionais podem ser obtidas no site da Sociedade Brasileira de Química pelo link www.sbq.org.br