APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

III Encontro Nacional de CCCs é marcado pelos dez anos do CCC do Polo Petroquímico do Sul

Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2013

O Polo Petroquímico do Sul sediou, em 18 de outubro, o III Encontro Nacional de Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs). Neste ano, o CCC do Polo completa dez anos e o Encontro foi marcado pelas comemorações desse aniversário. Os CCCs são grupos formados por membros das comunidades localizadas no entorno de indústrias químicas e visam à preparação dos moradores em casos de emergência, além de promoverem projetos e ações em prol da comunidade. O evento reuniu em Triunfo (RS) representantes de indústrias químicas e da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a Comissão Diálogo com a Comunidade da Abiquim, além de membros de CCCs vindos dos estados de Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e da sede, Rio Grande do Sul. A reunião foi realizada na unidade da Braskem.

Na opinião do presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, presente no Encontro, a interação entre os conselheiros é fundamental para a garantia da segurança das indústrias químicas. Para a coordenadora da Comissão Diálogo com a Comunidade da Abiquim, Sylvia Tabarin Vieira, a presença de diferentes representantes de empresas e membros de seus respectivos CCCs, bem como do presidente-executivo da Abiquim no III Encontro demonstrou a relevância do tema no dia a dia das organizações, além da conscientização sobre a importância de ter um bom relacionamento com a comunidade vizinha às fábricas. 

Luiz Shizuo Harayashiki, gerente de Gestão Empresarial da Abiquim, destacou que os CCCs foram desenvolvidos a partir de uma iniciativa do Programa Atuação Responsável® (AR), marca registrada da Abiquim como iniciativa da indústria química brasileira e mundial destinada a demonstrar seu comprometimento voluntário na melhoria contínua de seu desempenho em saúde, segurança e meio ambiente. “O conceito de preparar a comunidade para situações de emergência baseia-se no código de Diálogo com a Comunidade e Preparação e Atendimento a Emergências, do AR”, explicou Harayashiki.

Após as apresentações, os participantes conheceram o Polo e a estação de tratamento de efluentes industriais do local. De acordo com João Ferreira Almeida, da Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos da Companhia Riograndense de Saneamento (Sitel-Corsan), a Sitel recebe, em média, 500 metros cúbicos de água por hora e a eficiência na demanda química de oxigênio da água devolvida à natureza é de 99%.O Polo Petroquímico do Sul abriga plantas da Braskem, Innova, Lanxess, Oxiteno e White Martins. O Encontro Nacional de CCCs acontece anualmente. As edições anteriores foram sediadas pela Carbocloro (Cubatão-SP) e pela Bayer (Belford Roxo-RJ), respectivamente.  




Informações à Imprensa:
Allcomm Partners
Ligia Leme 
 ligia@allcommpartners.com.br / (11) 96152-7788
Mario Henrique
 mh@allcommpartners.com.br  / (11) 99651-8706