APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Em preparação para COP-19, empresas e governo se reúnem no Seminário de Mudanças Climáticas

Terca-Feira, 15 de Outubro de 2013


Próximo à data da Conferência das Partes 2013 (COP-19), representantes da indústria química brasileira e internacional, autoridades do governo e de órgãos ligados à área de meio ambiente e sustentabilidade se reunirão no Seminário ‘Mudanças Climáticas: Em busca de soluções sustentáveis’, em 4 de novembro. O objetivo do evento é gerar conteúdo para auxiliar o Governo a formular, junto às empresas, o posicionamento do País sobre a emissão de gases de efeito estufa (GEE) para a COP-19, que será em 22 de novembro de 2013, na Polônia.

Na opinião do professor Luiz Pinguelli Rosa, secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, a contribuição da indústria na emissão de GEE vem do uso de energias poluentes e do consumo de combustível. Portanto, uma forma de mitigar os impactos é aumentar a eficiência energética dos processos e usar combustíveis mais limpos. “É possível aplicar ciclos combinados de geração de energia com gás natural ou biocombustível”, afirma.

A indústria também contribui para o aumento da emissão de GEE ao transportar seus produtos, devido à característica brasileira, que adota o transporte rodoviário como principal meio de distribuição de bens. Entretanto, já há tecnologias capazes de reduzir esse impacto. De acordo com o sócio-diretor da Concórdia Transportes Rodoviários e vice-coordenador da Comissão de Parceiros do Atuação Responsável da Abiquim, Benedito Teles, os caminhões fabricados a partir de 2012 emitem até 180 vezes menos partículas de enxofre do que os mais antigos. A indústria química colabora nessa área à medida que produz a ureia do ARLA 300, aditivo purificador dos gases que saem pelo escapamento de caminhões modernos, e quando produz o plástico, que tem substituído peças dos veículos antes fabricadas em aço. “O material reduz o peso do caminhão, aumentando sua capacidade de carga, diminuindo, assim, o número de viagens e, consequentemente, reduzindo as emissões”, explica Teles. Os pneumáticos verdes, mais leves, também atuam com a mesma função.

Para o professor Rosa, os debates ajudarão a pensar nas possíveis soluções sustentáveis que podemos alcançar para mitigar as mudanças climáticas. “O Seminário difundirá conhecimento e auxiliará na formação de opinião”, analisou.
 O evento é organizado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), com apoio da Basf, Braskem, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Conselho Internacional das Associações das Indústrias Químicas (ICCA).

SERVIÇO
Seminário: Mudanças Climáticas: em busca de soluções sustentáveis
Data: 4 de novembro de 2013 Horário: das 8h30 às 18h
Local: sede da CNI. Rua Surubim, 504 - Brooklin Novo, São Paulo (SP)
Taxa de inscrição: R$ 400,00 (associadas à Abiquim) ou R$ 600,00 (não associadas).
Inscrições: http://www.abiquim.org.br/curso-e-evento/lista-de-evento



Informações à Imprensa:
Allcomm Partners
Ligia Leme 
 ligia@allcommpartners.com.br / (11) 96152-7788
Mario Henrique
 mh@allcommpartners.com.br  / (11) 99651-8706