APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Seminário sobre Mudanças Climáticas debaterá soluções sustentáveis para a indústria

Terca-Feira, 01 de Outubro de 2013


Com o objetivo de debater ações para mitigação das mudanças climáticas e a gestão da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em parceria com a Braskem, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Conselho Internacional das Associações das Indústrias Químicas (ICCA), e com o patrocínio da Basf, está organizando o Seminário ‘Mudanças Climáticas: em busca de soluções sustentáveis’, que será realizado em 4 de novembro, em São Paulo. Para Beatriz Martins Carneiro, coordenadora-geral de Análise da Competitividade e Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as empresas podem colaborar significativamente nos esforços de combate aos fatores agentes das mudanças climáticas ao mesmo tempo em que melhoram sua competitividade econômica mediante aumento da eficiência energética e no uso de materiais, que reduzirão os custos no médio e longo prazo. “A efetiva gestão de carbono é o primeiro passo para que as empresas possam identificar as oportunidades de mitigação de emissões e explorar as sinergias entre melhoria da qualidade ambiental e aumento da competitividade”, analisa.

De acordo com Beatriz, a cultura do baixo carbono deve ser vista como possibilidade de investimento. Segundo a coordenadora-geral, as empresas que se preocupam com a gestão de GEE se posicionam melhor para aproveitar as oportunidades abertas pelo novo paradigma produtivo da economia de baixo carbono e, não apenas evitam eventuais barreiras comerciais, como também podem ganhar novos mercados. 

Além das vantagens competitivas, o papel da indústria no controle das mudanças climáticas é essencial, na opinião de Beatriz. “A discussão e disseminação de boas práticas entre empresas do setor são fundamentais para a conscientização e para promover ações de melhoria da gestão de carbono das empresas. O setor industrial pode assumir um papel de liderança nessa questão, sendo aliado do governo e da sociedade civil no combate às mudanças climáticas. Iniciativas como esse seminário são importantes para qualificar a indústria química como interlocutor relevante nesse debate”, comenta.

SERVIÇO
Seminário: Mudanças Climáticas: em busca de soluções sustentáveis
Data: 4 de novembro de 2013 Horário: das 8h30 às 18h
Local: sede da CNI. Rua Surubim, 504 - Brooklin Novo, São Paulo (SP)
Taxa de inscrição: R$ 400,00 (associadas à Abiquim) ou R$ 600,00 (não associadas).
Inscrições: http://www.abiquim.org.br/curso-e-evento/lista-de-evento




Informações à Imprensa:
Allcomm Partners
Ligia Leme 
 ligia@allcommpartners.com.br / (11) 3039-0392 / (11) 96152-7788
Mário Henrique Viana
 mh@allcommpartners.com.br / (11) 99651-8706