APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Desmatamento e energias renováveis são maiores questões das Mudanças Climáticas, diz especialista

Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2013

Inscrições para o seminário ‘Mudanças Climáticas: em busca de soluções sustentáveis’ estão abertas

Com a finalidade de promover soluções sustentáveis para reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) pela indústria, a Abiquim, em parceria com a Braskem, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Conselho Internacional das Associações das Indústrias Químicas (ICCA) e com o patrocínio da Basf, está organizando o Seminário ‘Mudanças Climáticas: em busca de soluções sustentáveis’, que será realizado em 4 de novembro, na sede da CNI, em São Paulo. Para o diretor de sustentabilidade da Braskem e representante da Abiquim na Comissão Técnica do Plano Indústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Jorge Soto, frear a destruição das florestas e incentivar o uso de energias renováveis são as questões chave das Mudanças Climáticas no Brasil atualmente. “O combate ao desmatamento ainda é o principal ponto de preocupação das emissões de GEE. O segundo item é o incentivo ao uso de energias renováveis, principalmente para a produção de calor, do qual a indústria química é um importante consumidor”, classifica Soto.
Apesar dos esforços, Soto faz um alerta para a previsão do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de que a concentração dos GEE ainda deve subir nos próximos anos. Entretanto, para Soto, a situação pode ser uma oportunidade para a indústria química. O empresário cita um estudo do Conselho Internacional das Associações das Indústrias Químicas (ICCA), que conclui que construções que utilizem tecnologias com produtos químicos e plásticos em edificações, combinados à energia de menor intensidade carbônica, podem alcançar uma redução de até 70% nas emissões de GEE. “Considerando que cerca de um terço do consumo de energia mundial acontece em edificações, essa é, sem dúvida, uma importante contribuição do nosso setor”, analisa. 

Soto destaca que o momento é propício para a discussão das mudanças climáticas, lembrando que está sendo debatido um acordo global sobre o tema, que entrará em vigor em 2020. “Temos a oportunidade de colocar no mercado internacional produtos de menor intensidade de carbono”, afirma. Além disso, na opinião de Soto, o Seminário pode se revelar uma inspiradora ocasião para trocar experiências e estimular iniciativas inovadoras. “Teremos a visão do governo, empresas, especialistas e representantes de empresas e associações internacionais. Isso traz uma riqueza diferenciada ao evento e nos permitirá, como setor, ter uma discussão que falará de ameaças, mas também de oportunidades abertas para todos”, comenta.

SERVIÇO
Seminário: Mudanças Climáticas: em busca de soluções sustentáveis
Data: 4 de novembro de 2013
Horário: das 8h30 às 18h
Local: sede da CNI. Rua Surubim, 504 - Brooklin Novo, São Paulo (SP)
Taxa de inscrição: R$ 400,00 (associadas à Abiquim) ou R$ 600,00 (não associadas).
Inscrições: http://www.abiquim.org.br/curso-e-evento/lista-de-evento





Informações à Imprensa:
Allcomm Partners
Mario Viana 
 mario.viana@allcommpartners.com.br / (11) 99983-1269
Ligia Leme 
 ligia@allcommpartners.com.br / (11) 96152-7788