APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Gerente da Braskem ressalta prestígio do Prêmio de Tecnologia para empresas e pesquisadores

Terca-Feira, 17 de Setembro de 2013


Prazo para inscrições de trabalhos termina em 30 de setembro

Com o objetivo de incentivar a inovação na área química, a Abiquim promove anualmente o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia. O prazo para inscrever trabalhos na edição 2013 do Prêmio será encerrado em 30 de setembro. Em entrevista, o gerente de Inovação da Braskem e coordenador da Comissão de Tecnologia da Abiquim, Paulo Luiz de Andrade Coutinho, destaca os ganhos dos pesquisadores e empresas que conquistam o Prêmio. “Trata-se de um reconhecimento do trabalho realizado e de uma grande oportunidade para ganhar visibilidade perante aos órgãos de fomento e poder buscar mais recursos”, salienta.

De acordo com Coutinho, a evolução tecnológica nas indústrias químicas é importante não apenas para o desenvolvimento de uma empresa, mas para a sua sobrevivência. “Os processos progridem e são substituídos ao longo do tempo, pois surgem matérias-primas e processos mais baratos e eficientes, além de tecnologias que favorecem a redução do uso de energia e do tamanho da planta, com maior volume de produção. Quem não evolui, fica fora do mercado. Só a inovação consegue preservar uma empresa”, garante. 

Para o empresário, o maior obstáculo atualmente para o desenvolvimento tecnológico das empresas são os baixos investimentos em P&D. Na opinião de Coutinho, gastos com impostos e soluções logísticas atravancam o aumento dos investimentos da indústria em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Outro ponto seria a necessidade de aumento da capacitação de mão de obra e de melhorias na infraestrutura de P&D. “Precisamos elevar a competitividade até mesmo da área de P&D do País”, afirma. Em busca disso, a Comissão de Tecnologia da Abiquim pleiteia com o governo a redução da burocracia, dos impostos e a facilitação da importação de produtos e equipamentos para P&D. “Estamos levando o que a indústria precisa, em termos de tecnologia, ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)”, conta. Além disso, o grupo atua na área de regulação, a fim de facilitar o uso de recursos naturais brasileiros e matérias-primas renováveis.
 A organização do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia também é uma das pautas da Comissão de Tecnologia. A cerimônia de premiação acontecerá em 6 de dezembro, durante o Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), em São Paulo. “A cada edição recebemos um conjunto diferente de trabalhos, com propostas das mais variadas. Vamos aguardar para ver o que aparecerá neste ano”, completa Coutinho.

Para inscrever trabalhos, acesse a página do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2013: http://www.abiquim.org.br/abiquim/premio-kurt-politzer-de-tecnologia/apresentacao 


Informações à Imprensa:
Allcomm Partners
Mario Viana 
 mario.viana@allcommpartners.com.br / (11) 99983-1269
Ligia Leme 
 ligia@allcommpartners.com.br / (11) 96152-7788