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Comunicado Abiquim 02 - Covid-19

Quarta-Feira, 18 de Marco de 2020

O GT Crise Abiquim Coronavírus constituído na semana passada com as Diretorias, Gerências e Presidência Executiva da entidade, reuniu-se ontem, no dia 17 de março, para definir as ações que serão seguidas pela Associação até 20 de março. 

Em virtude do Decreto de Estado de Emergência na cidade de São Paulo e do aumento de casos do coronavírus (Covid-19) no País, a Abiquim continua atenta às recomendações do Ministério da Saúde para definir medidas que visam manter o bem-estar dos funcionários, associados e prestadores de serviço nas dependências da associação, reduzindo o risco de exposição de todos. 

Este momento é uma experiência nova e excepcional para todo o Mundo, por isso contamos com a compreensão e a colaboração de todos vocês na observação das recomendações que o GT Crise Abiquim Coronavírus encaminhar para seu conhecimento e providência. 

Após a reunião do GT Abiquim Coronavírus a ser realizada no dia 20 de março, sexta-feira, serão passadas novas informações sobre a rotina de trabalho da associação. 


1. Horário flexível

Os colaboradores e terceirizados que utilizam o transporte público para o deslocamento entre a residência e o trabalho devem manter a adoção do horário flexível e comunicar à diretoria da área qual será o horário adotado. 


2. Rodízio nas equipes

Entre os dias 18 e 20 de março os colaboradores e terceirizados que ainda estão trabalhando no conjunto da Abiquim farão o revezamento entre as modalidades in loco e remoto. O revezamento dos colaboradores deverá ser definido por cada área e comunicado à respectiva diretoria.


3. Estacionamento dos veículos particulares 

Conforme recomendação publicada no Decreto Municipal, os colaboradores que passarem a utilizar o veículo pessoal para o deslocamento à Abiquim em virtude do surto do coronavírus receberão permissão para uso de uma das vagas pertencentes à Associação e o reembolso do combustível nos dias em que o veículo foi usado para o deslocamento residência-Abiquim-residência;

Para que seja possível a disponibilização das vagas ao colaborador/funcionário da entidade é necessário que entre em contato com a assistente da Diretoria de Assuntos de Comércio Exterior e Administrativa, Aline Gimenes, para informar os dados do veículo a ser utilizado;

Aos colegas que forem realizar trabalho remoto, recomendamos contato com a Aline Gimenes para disponibilização do tag que esteja em sua posse para o uso dos demais colegas. 


4. Trabalho remoto temporário

Devido a urgência que a situação da pandemia demanda, desde a semana passada alguns colegas já estão afastados das atividades ou em regime temporário de trabalho remoto. 

Nos últimos dias a Abiquim procurou alternativas para poder oferecer infraestrutura que viabilize o trabalho remoto. Em virtude da atual circunstância da pandemia, encontramos dificuldade para locação de notebooks, de modo que se tornou uma opção permitir que os colaboradores levem para suas casas os desktops que utilizam na Abiquim a fim de poderem trabalhar na modalidade remota até o final do mês de março; 

Essa providência está condicionada: à adequação do equipamento para trabalho remoto, ao recebimento e assinatura de um termo de compromisso – que deverá ser entregue à analista de pessoal, Laura Fabiana dos Santos; 

O fornecedor de TI ampliará o suporte à Abiquim para executar a renovação dos antivírus e instalação de VPN nos notebooks e desktops que serão usados para a execução do trabalho fora do escritório da Abiquim. O objetivo é que até o encerramento do dia 19 de março todos os equipamentos, que serão usados nessa modalidade, estejam prontos;

As regras para a utilização das ferramentas necessárias para o trabalho remoto, como Webex, o Microsoft Teams e Zoom foram enviadas a todos os colaboradores a fim de relembra-los dos detalhes sobre o uso destas ferramentas; 

Divulgação de recursos internos para sanar dificuldades com essas ferramentas, o suporte de TI poderá auxiliar pelo e-mail: suporte@abiquim.org.br. Os colegas da gerência de Inovação e Assuntos Regulatórios estão mais habituados ao uso do Teams, então o gerente Fernando Tibau se ofereceu para ajudar os colegas que tiverem dúvidas no uso desta ferramenta;

Nos dias 18 e 19 de março será feito o redirecionamento dos ramais de telefonia da Abiquim aos respectivos celulares corporativos de todos os colaboradores. Aqueles colaboradores que não dispõe de celular corporativo será recomendado o redirecionamento das ligações para o celular pessoal, mediante reembolso da despesa com a conta. O sistema de roteamento da linha telefônica fixa permite agendamento de horário, sendo que adotaremos o redirecionamento padrão para todos os usuários, das 9h às 18h.


5. Estrutura física do conjunto

A Abiquim disponibilizou frascos de álcool em gel em suas dependências e as portas do conjunto estão permanecendo abertas durante o horário de funcionamento. Nos dias 18, 19 e 20 de março verificaremos com o condomínio a possibilidade de abertura das janelas do conjunto; 

Também será checada a viabilidade de trocar os sensores biométricos pelo uso do cartão magnético, usado nas catracas do condomínio, para o ingresso no conjunto e no registro do ponto eletrônico. 


6. Comunicação ao RH 

Neste momento de pandemia, a cautela e o compartilhamento de informações são essenciais para garantir a própria segurança e a segurança das pessoas com as quais convivemos, mitigando o risco de propagação do COVID-19: 

Se o colaborador apresentar algum sintoma do coronavírus: febre, tosse (seca ou com secreção), dificuldade para respirar, insuficiência renal, dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia, é recomendado que não se apresente no escritório da Abiquim e que procure um médico de sua confiança. Bem como, encaminhe um e-mail à diretora da área e à analista de pessoal, Laura Fabiana dos Santos, no e-mail laura.santos@abiquim.org.br, relatando o ocorrido e informando as recomendações passadas por seu médico; 

Em caso de contágio de um membro da família ou pessoa de seu relacionamento, seja no condomínio corporativo ou na residência, entre outros locais em que a presença do colaborador seja imprescindível, o colaborador da Abiquim deverá trabalhar remotamente e é recomendado que o colaborador procure um médico de sua confiança e encaminhe um e-mail à diretora da área e a analista de pessoal, Laura Fabiana dos Santos, no e-mail: laura.santos@abiquim.org.br, informando as recomendações passadas por seu médico;

A Abiquim monitora os colaboradores que retornam de áreas consideradas de alto risco no momento, seja por viagem a trabalho ou por motivos pessoais, e eles deverão adotar o home office por um período de 14 dias. 


7. Reuniões 

As reuniões presenciais agendadas até 31 de março continuarão a serem realizadas por vídeo conferência, incluindo a Assembleia Geral Ordinária, as reuniões do Comitê Executivo, do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal;

Foi mantida a recomendação da participação em reuniões externas por videoconferência. Caso isso não seja possível é recomendado que o colaborador participe da reunião apenas em casos vitais para a atuação da associação. 


8. Exame médico 

O exame médico periódico agendado para os dias 24 e 26 de março foi cancelado. 


9. Viagens 

As viagens internacionais continuam suspensas;

As viagens nacionais só serão realizadas em casos vitais para a atuação da associação.


10. Orientações Gerais 

Agradecemos a cooperação de todos os colaboradores e terceirizados neste momento de dificuldade. Pedimos a todos que tenham muito cuidado com sua saúde e de seus familiares e evitem a exposição a situações de risco. 


Caso seja imposto por fatores externos a adoção do trabalho remoto para todos, seja pela necessidade de permanência nas residências ou por impossibilidade de entrada no condomínio, os membros do GT Crise Abiquim Coronavírus realizarão reuniões por videoconferência com o objetivo de manter colaboradores e terceirizados informados sobre as próximas ações. 


Desejamos a todos bom trabalho e boa saúde.

Presidência-Executiva, Diretorias e Gerências

Abiquim