APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto do CB-010 se reúne com a Companhia de Saneamento de Florianópolis

Segunda-Feira, 16 de Marco de 2020

Foto: Abiquim/Divulgação

Reunião da Comissão de Estudo na CASAN, em Florianópolis 


A Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto do Comitê Brasileiro de Química (CB-010), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e que está no âmbito da Abiquim, realizou nos dias 5 e 6 de março sua primeira reunião do ano excepcionalmente na sede da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), em Florianópolis.

Além de receber a reunião, representantes da CASAN também participaram das discussões da Comissão pela primeira vez e passarão a participar de seu corpo técnico. Segundo a coordenadora da Comissão, Cristina Marodin, o contato com a CASAN foi iniciado em novembro de 2019, na última reunião do ano quando foi decidido fazer a primeira reunião de 2020 no Sul, em Florianópolis. “Nosso intuito ao trazer a reunião para lá foi facilitar a participação de consumidores e fornecedores que ficam no Sul do País. A CASAN, ao ser contatada, se ofereceu para sediar nossa reunião”, lembra Cristina. 


Foto: Abiquim/Divulgação

Integrantes da Comissão de Estudo e da CASAN


A coordenadora ainda destaca a importância do know-how dos profissionais da CASA. “Os assuntos discutidos na Comissão de Estudos são de grande interesse para a área de saneamento. Como a CASAN até então não havia participado de nossa Comissão consideramos que foi um ganho mútuo sua inserção, pois poderemos aprender e trocar experiências entre todos os participantes do grupo de trabalho”.

Durante a reunião foram debatidos a revisão do projeto “Sulfato de Alumínio, Sulfato de Alumínio e Ferro, Sulfato de Alumínio isento de ferro – Aplicação em saneamento básico – Especificação técnica, amostragem e métodos de ensaio” e foi dado início a elaboração do novo projeto “Produtos à base de flúor – Ácido fluossilícico e fluossilicato de sódio - Aplicação em saneamento básico – Especificação técnica, amostragem e métodos de ensaio”.

Mais informações sobre a Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico Água e Esgoto do CB-010 com a secretária-executiva do comitê e assessora técnica da Abiquim, Renata Souza, no e-mail: renata.souza@abiquim.org.br.