APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

SASSMAQ terá novo módulo Terminal de Contêiner e amplia número de transportadoras certificadas no módulo Estação de Limpeza

Segunda-Feira, 02 de Marco de 2020

A Comissão Temática Consultiva do SASSMAQ realiza no primeiro semestre deste ano o piloto do módulo SASSMAQ Terminal de Contêiner, que tem por objetivo avaliar a segurança, saúde, meio ambiente e qualidade dos terminais utilizados para operações de estocagem de produtos químicos em contêineres e isotanques. 

Segundo o coordenador da Comissão, Fernando Franco, o módulo foi desenvolvido em 2019 e o piloto será realizado para avaliar a necessidade de fazer alguma alteração antes de disponibilizá-lo para o mercado.   “O novo módulo poderá ser aplicado em terminais públicos e privados alfandegados (zona primária, zona secundária e porto seco) e não alfandegados (estocagem geral). A expectativa é que no Congresso de Atuação Responsável, em setembro, já tenhamos fornecedores certificados no módulo Sassmaq de terminal de contêiner”, completa Franco.

Além do desenvolvimento do módulo Terminal de Contêiner, outra novidade do programa é a ampliação no número de transportadoras certificadas no SASSMAQ Estação de Limpeza – 2ª Edição, que assegura os melhores padrões nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade nas operações de limpeza e descontaminação de tanques, isotanques, vagões-tanque e embalagens usados no transporte ou armazenagem de produtos químicos. Atualmente 10 transportadoras já foram certificadas por organismos certificadores. 

Franco explica que a ampliação de empresas certificadas gera mais segurança às indústrias químicas. “Dessa forma as empresas sabem que o fornecedor certificado pelo SASSMAQ já passou por um processo de auditoria e segue os requerimentos da indústria química e estão com todas as licenças em ordem”, completa. 

Clique aqui para ver a lista de empresas certificadas no SASSMAQ módulo Estação de Limpeza – 2ª Edição. 

Mais informações sobre o programa SASSMAQ com a assessora técnica, Claudia Kimie Maria Kato, pelo e-mail: claudia.kimie@abiquim.org.br