APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim recebe CNI na reunião da Comissão de Assuntos Aduaneiros e de Facilitação de Comércio Exterior

Segunda-Feira, 02 de Marco de 2020

A Abiquim recebeu na reunião de 13 de fevereiro da Comissão de Assuntos Aduaneiros e de Facilitação de Comércio Exterior (COFAC) os representantes da área de Política Comercial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Constanza Negri Biasutti e Ronnie Pimentel, para atualização das ações realizadas no âmbito da Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio (CFB) em 2019 e as prioridades para 2020.

A Coalização Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB) é um mecanismo empresarial que visa contribuir com as políticas públicas de apoio ao comércio exterior brasileiro. Criada em 2018 e secretariada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Coalizão elabora recomendações para modernizar e tornar mais célere os procedimentos de importação e exportação no Brasil e combater às barreiras comerciais estabelecidas por mercados de destino das exportações brasileiras. A Abiquim junto com mais 99 entidades, entre 75 associações setoriais e sindicatos nacionais, independente do setor e as 27 federações da indústria, compõe esse mecanismo empresarial.

Na reunião da COFAC de 13 de fevereiro, os representantes da CNI abordaram os seguintes temas: (i) Atuação Internacional da CNI; (ii) A Coalizão para facilitação e barreiras; (iii) Exemplo de ação conjunta de defesa de interesse; (iv) O Acordo de Facilitação de Comércio; (v) Temas prioritários da CFB para 2020; e (vi) Resultados da CFB para o ano de 2019.

Foto: Abiquim/Divulgação

Apresentação de Ronnie Pimentel da área de Política Comercial da CNI, durante a reunião de 13 de fevereiro da 

Comissão de Assuntos Aduaneiros e de Facilitação de Comércio Exterior da Abiquim


Para o coordenador da Comissão de Assuntos Aduaneiros e de Facilitação de Comércio Exterior da Abiquim, Roberto Dimas Palma, as medidas de facilitação de comércio exterior implantadas pelo Governo são indispensáveis para o processo de inserção internacional da economia brasileira e, nesse sentido, a atuação direta da Comissão como por meio da Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB) da CNI tem sido decisiva para o contínuo avanço normativo e operacional do comércio exterior brasileiro. “A Abiquim, por meio da COFAC e em atuação conjunta com a CNI, tem logrado grandes resultados para facilitar o comércio exterior e evitar barreiras comerciais contra exportações brasileiras de produtos químicos. O principal tema atualmente que estamos trabalhando arduamente na Abiquim em facilitação de comércio exterior se refere às discussões sobre os atributos de produtos químicos no novo sistema de importação do Portal Único de Comércio Exterior que nos está demandando discussões técnicas e entendimentos junto aos associados, considerando as especificidades do setor químico, para que possamos encaminhar um posicionamento setorial coerente e pragmático para a equipe do Portal Único de Comércio Exterior”, destaca o coordenador. 

A apresentação da CNI está disponível para download na área dos associados no site da Abiquim (www.abiquim.org.br). 

Mais informações podem ser obtidas com a equipe de Assuntos de Comércio Exterior da Abiquim pelo telefone (11) 2148-4743 e pelo e-mail: diego.hrycylo@abiquim.org.br