APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Startup recebe Prêmio Kurt Politzer por solução que inibe a proliferação de bactérias em têxteis

Segunda-Feira, 10 de Fevereiro de 2020

Foto: GrupoPhoto/Abiquim

Os vice-presidentes do Conselho Diretor da Abiquim, Manfredo Rübens (BASF) e Eduardo Knust (Artecola); 

o sócio-diretor da TNS, Gabriel de Freitas Nunes; e o coordenador da Comissão de Tecnologia da Abiquim, 

Rafael Pellicciotta, na entrega do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia durante o ENAIQ 2019


A TNS recebeu o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia na categoria “Empresa Nascente de Base Tecnológica (startup)” pelo trabalho “Substituição de solventes tóxicos e diminuição do consumo energético no processo produtivo de antimicrobianos para a indústria têxtil”.

Esses solventes são usados para a formulação de uma classe de compostos conhecida como silano-quaternários (SiQuats), usados para eliminar as bactérias em artigos têxteis, que diminui os riscos de infecções bacterianas e irritações na pele, além de impedir o processo de degradação do suor permitindo que esses artigos permaneçam com cheiro agradável por mais tempo e evitando assim o desperdício de água com a lavagem desses itens. 

Segundo o sócio e diretor da TNS, Gabriel de Freitas Nunes, o silano-quaternário produzido pela TNS não é comercializado por outras empresas no Brasil e nem no mercado internacional, por ser tão inovador, o produto químico ainda se encontra sem número da Chemical Abstracts Service (CAS).

Nunes conta que desde a fundação da empresa em 2009 ela atua com os princípios da química verde.  “Buscamos desenvolver processos e matérias-primas sustentáveis, utilizar solventes verdes e promover aplicações que façam sentido para um mundo melhor”. 

O executivo explica que essa formulação do SiQuats nasceu de uma demanda do mercado. “Buscamos early adopters, elaboramos em conjunto um plano de desenvolvimento, aplicação e em 2019 o produto representou 30% da receita operacional bruta da empresa”, explica Nunes.