APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Congresso Nacional lança Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento

Terca-Feira, 19 de Novembro de 2019

Foto: Guilherme Kardel

Lançamento da Frente Parlamentar Misto do Comércio Internacional e do Investimento 


A Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento (FrenCOMEX) foi lançada no Palácio do Itamaraty, no dia 6 de novembro, e tem o objetivo de discutir e melhorar as políticas de comércio exterior, além de trabalhar para atrair investimentos ao Brasil e incrementar a atuação brasileira no exterior. 

O presidente da FrenCOMEX é o deputado Evair de Melo (PP-ES), coordenador do tema Água na Frente Parlamentar da Química (FPQuímica). O vice-presidente na Câmara e também coordenador político da FPQuímica, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) é também membro dessa nova Frente e participou do lançamento. 

O deputado Evair de Melo reforçou que o Brasil precisa estabelecer transparência nas relações exteriores, dar segurança e encurtar distâncias diplomáticas. Para o parlamentar, o investimento em pesquisa é essencial e faz parte da agenda de trabalho da frente.

“O Brasil tem se qualificado cada vez mais, o mundo abre as possibilidades para o comércio exterior, as próprias viagens presidenciais, os ministros, o Brasil tem tido muito retorno com tudo isso. Portanto, a frente vai cumprir este papel de criar essas relações, para que possamos aperfeiçoar, qualificar e potencializar cada vez mais. Isso faz parte, inclusive, da agenda de retomada da economia no mercado interno”, afirmou.


Foto: Guilherme Kardel

Verônica Prates (BMJ), Frederico Marchiori (Oxiteno), Suelma Rosa (Dow), o deputado Evair de Melo, 

Marina Mattar (Abiquim), Nubia Batista (Braskem) e Lidiane Soares (Abiquim)


O deputado Marcos Pereira mostrou preocupação com a queda do saldo positivo da balança comercial apontando que fatores externos acabaram contribuindo para o resultado, como a guerra comercial entre Estados Unidos e China, a redução das exportações da Alemanha e a crise econômica que abate a Argentina. 

Presente no evento, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, entende que a FrenCOMEX simboliza um novo dinamismo no Brasil. “Momento excepcional o lançamento da Frente de Comércio Exterior e Investimentos, justamente porque o Brasil está se relançando nesta área, fechando novos acordos, atraindo investimentos em novas áreas, redobrando os nossos esforços nessas áreas, como mostrou agora, por exemplo, a recente visita do presidente à Ásia e ao Oriente Médio. Então, é um renascimento do Brasil nesta área de livre comércio e de investimentos, que exige essa mobilização do Parlamento junto com o Executivo”, afirmou o chanceler.

Entre os acordos comerciais que poderão ser favorecidos com a criação da Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento, está o pacto entre Mercosul e União Europeia e o tratado de livre comércio com o Canadá.

A Abiquim foi representada no evento pelos membros da Comissão de Relações Governamentais, Frederico Marchiori (Oxiteno), Nubia Batista (Braskem) e Suelma Rosa (Dow), pela diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Marina Mattar, e pela assessora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Lidiane Soares.