APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação terá painel sobre o papel da indústria química na redução das emissões de CO2

Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2019

“A indústria química pode ter um papel chave na redução das emissões de CO2 desenvolvendo, projetando e operando unidades capazes de transformar este gás em combustíveis e produtos químicos”, explica a pesquisadora do Laboratório de Catálise do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Lucia Appel, que será a moderadora do painel “A Química do CO2”, que abre a programação do segundo dia do “Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação”. 

O painel debaterá as tecnologias para limitar as emissões de gás carbônico. Existem pesquisas no sentido de transformar o CO2 em outros compostos para ser utilizado como fonte de energia ou combustível. 

Participarão do painel a gerente de Gás, Energia e Desenvolvimento Sustentável da Petrobras, Viviana Coelho; o diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Claudio Mota; o professor do curso de Engenharia Química da Faculdade SATC, Thiago Aquino; o gerente de Tecnologia e Inovação da BASF, Rony Sato; e o gerente de Relações Externas e Captura de Recursos da Solvay, Alessandro Rizzato. 

A quinta edição do “Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação” será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, no Auditório do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT), localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro (RJ).

A programação também terá os painéis “Mobilidade e Eficiência Energética: Oportunidades e Desafios”, que discutirá como o setor químico pode contribuir para melhor a eficiência energética no transporte de carga; “Intensificação de Processos”, que debaterá como unidades de pequena escala e menor custo de produção podem reduzir os riscos financeiros e os impactos ambientais dos projetos; “Economia Circular: Desafios e Oportunidades para o Setor Químico”, que debaterá modelos de processo produtivo sustentável, no qual o resíduo tem valor e pode ser transformado em novos produtos; e as palestras “Mobilidade Urbana: Oportunidades e Desafios para o Setor Químico – Visão Mundo” e “Estratégias para Inovar Conectando Indústria com o Ecossistema de Universidades e Startups”.

O “Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2019” tem o patrocínio das empresas Ambipar, Croda, Elekeiroz, Rhodia Solvay, Umicore e Unipar. 

Clique aqui para fazer sua inscrição e ver a programação completa do Seminário.