APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Agenda Estratégica de Logística do setor químico tem novas ações por meio do convênio de cooperação com a EPL

Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2019

Foto: Abiquim/Divulgação

O assessor técnico da EPL, Bruno Santos Gonçalves 


A diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim, Andrea Carla Cunha, apresentou durante a última reunião da Comissão Temática de Logística e Parceiros do Atuação Responsável®, realizada no dia 21 de agosto, a terceira fase da Agenda Estratégica de Logística da Abiquim, iniciada este ano, com o objetivo de projetar o volume de produtos químicos que serão transportados no Brasil até 2035. Essas informações abastecerão os dados do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), e dessa forma as demandas do setor poderão ser contempladas no desenvolvimento da infraestrutura logística do País. “Temos que acompanhar o potencial de gargalos diante do crescimento do volume de produtos transportados, e com o novo sistema de Business Intelligence, teremos um estudo contínuo da infraestrutura logística do País utilizada no transporte de produtos químicos”, explicou.

A sócia da Leggio Consultoria, Camila Affonso, relembrou todas as etapas desenvolvidas para a criação da Agenda Estratégica de Logística da Abiquim iniciada em 2016, já em parceria com a Leggio, quando foram analisados os fluxos de transporte nas regiões sudeste e nordeste. Em 2017, foi realizada a inclusão dos dados da região sul e todo o trabalho de “advocacy” com o objetivo de melhorar os fluxos logísticos do setor e equilibrar a matriz de transportes nacional. Atualmente, 68% dos pleitos da Agenda Estratégica de Logística da Abiquim estão nos planos do governo federal como o Plano Nacional de Logística (PNL), Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e Avançar. “É muito importante que os pleitos estejam alinhados com as agendas prioritárias governamentais para obter maior êxito”.  

Foto: Abiquim/Divulgação

A sócia da Leggio Consultoria, Camila Affonso, explica o sistema de Business Intelligence 

aos membros da Comissão de Logística e Parceiros do Atuação Responsável® da Abiquim


Camila também apresentou os detalhes do sistema de Business Intelligence, desenvolvido pela Leggio Consultoria em parceria com a Abiquim. O sistema fornecerá projeções específicas dentro do contexto logístico para a base de dados da EPL. Com ela, será possível fazer o mapeamento das cadeias de produtos químicos, o acompanhamento dos gargalos logísticos no transporte e o “advocacy” dos pleitos atualizados do setor junto aos órgãos do governo. “Como critérios para avaliar a evolução do fluxo de produtos químicos no Brasil, são avaliados fatores como o programa Novo Mercado de Gás, os acordos comerciais do País, além do histórico de crescimento de produção, importação e exportação dos produtos químicos”. Segundo as projeções, desenvolvidas especificamente para o estudo logístico da Abiquim, em 2030 serão movimentados mais de 200 milhões de toneladas de produtos químicos no País, o que consequentemente demandará ainda maior readequação da infraestrutura logística. 

O assessor técnico da EPL, Bruno Santos Gonçalves, destacou o intercâmbio de informações com a Abiquim, iniciado em 2016, e que a Agenda Estratégica de Logística da Associação se tornou uma referência entre os setores produtivos na EPL. Ele ainda explicou que os dados do sistema de Business Intelligence permitirão analisar o comportamento futuro do setor e suas necessidades.

Gonçalves também apresentou os aplicativos com acesso livre disponíveis no site do sistema ONTL, como o Painel Rodoviário – SNV Federal, que apresenta os dados da malha rodoviária do País. Segundo o assessor da EPL, o objetivo do ONTL é avaliar o impacto do transporte na competitividade do País e o sistema permitirá ao governo e iniciativa privada melhorar seu planejamento para cada tipo de carga, seja ela líquida ou sólida. 

O assessor técnico da EPL ainda explicou que o Acordo de Cooperação Técnica EPL/Abiquim possibilitará a realização do “Estudo Piloto: Análise da Eficiência Operacional da Cabotagem de Produtos Químicos” e que serão realizadas, em setembro, visitas técnicas ao Porto de Aratu e ao Porto de Santos para o desenvolvimento do estudo, que visa melhorar o fluxo desta modalidade de transporte.  

Clique aqui para acessar o sistema ONTL da EPL. 

Informações sobre a Agenda Estratégica de Logística da Abiquim, sistema de Business Intelligence e “Estudo Piloto: Análise da Eficiência Operacional da Cabotagem de Produtos Químicos” pelo e-mail: rodrigo.falato@abiquim.org.br, com o assessor de Assuntos Técnicos da Abiquim, Rodrigo Falato.