APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Sistema CFQ/CRQ celebra o Dia do Profissional da Química com o Momento Q, em Manaus

Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2019

Foto: Sistema CFQ/CRQ/Divulgação

Estudantes visitam o Momento Q, em Manaus 


O Sistema CFQ/CRQ, formado pelo Conselho Federal de Química e pelos Conselhos Regionais de Química, celebrou o Dia do Profissional da Química com a realização do Momento Q, na Praça Heliodoro Balbi, em Manaus. Entre os dias 21 e 23 de agosto, os participantes puderam conhecer as atuais tecnologias e boas práticas no tratamento de água e esgoto, além de pesquisas inovadoras desenvolvidas por estudantes de Química do estado.

O Momento Q teve início no dia 21, com a palestra do engenheiro químico, Erik Mika, que mostrou as novas tecnologias e suas aplicações nas rotinas laboratoriais das estações de tratamento de esgoto. O assunto tem relevância no Estado do Amazonas: a capital Manaus, de acordo com Ranking do Saneamento Básico 2019 – 100 Maiores Cidades do Brasil, produzido pelo Instituto Trata Brasil e que mostra os municípios mais bem avaliados no tratamento de água e esgoto, apresenta a cidade na preocupante 98ª posição.

Além da palestra, os participantes puderam observar demonstrações práticas dessas aplicações no auditório do Centro Universitário Fametro. O evento contou, ainda, com uma visita técnica à empresa Eternal, de tratamento de resíduos. O último dia de atividades reuniu dezenas de escolas e faculdades na praça para apresentar ao público os principais experimentos práticos desenvolvidos em sala de aula e que de alguma forma contribuirão para a sustentabilidade do meio ambiente.

O presidente do CRQ XIV, Gilson da Costa Mascarenhas, elogiou a iniciativa. “Temos muito a agradecer ao CFQ por ter promovido esses dias de conhecimento em Manaus. Foram três dias de intensa troca de experiências entre nossos profissionais que saíram daqui mais qualificados para desenvolver suas atividades”, afirmou.