APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Deputado Eduardo Bolsonaro recebe representantes de entidades setoriais

Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019

Foto: Abiquim/Divulgação

A diretora da Abiquim, Marina Mattar, e o deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) 


O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) recebeu, no dia 13 de agosto, representantes de entidades industriais de setores que exportam para os Estados Unidos. A Abiquim participou do encontro e foi representada pela diretora de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade, Marina Mattar, que apresentou o setor químico ao parlamentar e destacou que as indústrias químicas brasileiras são competitivas “da porta para dentro”, mas é preciso que o setor tenha acesso a matéria-prima e energia com preços similares aos concorrentes internacionais. Segundo a diretora da Abiquim o programa Novo Mercado de Gás poderá trazer este cenário para as empresas do Brasil.  

Em sua apresentação ao parlamentar Marina destacou que o setor é a favor de uma abertura comercial responsável e citou que a Associação, conjuntamente com suas congêneres na Argentina, Camara de la Industria Química y Petroquímica (CIQyP), e no Uruguai, Asociación de la Industria Química Uruguaya (ASIQUR), apresentou aos governos dos respectivos países a solicitação de eliminação tarifária para 64 códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que resultou na portaria SECINT nº 241, que altera as alíquotas do Imposto de Importação, que compõem a Tarifa Externa Comum (TEC), de 49 produtos químicos sem produção no Mercosul. O parlamentar concordou que a abertura comercial deve ser gradual para não prejudicar a indústria nacional. 

A necessidade do País ter uma lei sobre a regulação de substâncias químicas foi lembrada por Marina, que também elogiou a iniciativa do governo de permitir novas fórmulas de defensivos agrícolas no mercado e destacou que a demora para o registro não só prejudica a produção agrícola, que demora para ter acesso à soluções mais avançadas, como também favorece o aumento do mercado ilegal de defensivos, que hoje representa 25% do mercado no Brasil. 

A diretora da Abiquim ainda destacou o papel da Frente Parlamentar da Química para promover o diálogo entre o setor público e privado e convidou o deputado Eduardo Bolsona para o próximo Café da Manhã da FPQuímica, que terá como tema a campanha “Desburocratize a Química”.