APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Instituto Senai de Inovação em Química Verde (ISI-QV), Agência da ONU para Desenvolvimento Industrial e Yale University realizam curso sobre Química Verde

Terca-Feira, 26 de Fevereiro de 2019

Foto: Abiquim/Divulgação 

 

O presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, participou da mesa redonda para discutir os desafios da Química Verde no Brasil 

Aconteceu na semana passada o curso Yale-Unido Train The Facilitator Workshop, Green Chemistry Concepts realizado pelo Instituto Senai de Inovação em Química Verde (ISI-QV), Unido (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) e o Centro de Química Verde e Engenharia Verde da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. O curso foi ministrado pelo químico e professor norte-americano John Warner e pela professora da universidade de Yale, Karolina Melllor. John Warner é um dos fundadores dos 12 princípios da química verde, junto com Paul Anastas.

O conceito de química verde é tendência para a indústria global. A química verde está relacionada a ideia de que os elementos químicos não podem degradar a natureza, estando lado a lado com o conceito de sustentabilidade. O curso foi uma imersão ao assunto para um seleto grupo de representantes da academia, da indústria e do governo. Durante os cinco dias de curso, os professores discutiram os 12 princípios do conceito de química verde: Prevenção, Economia Atômica, Sínteses com Reagentes de Menor Toxicidade, Desenvolvimento de Compostos Seguros, Diminuição de Solventes e Auxiliares, Eficiência Energética, Uso de Matéria-Prima Renovável, Redução do uso de derivados, Catálise, Desenvolvimento de Compostos Degradáveis, Análise em Tempo Real para a Prevenção da Poluição, Química Segura para a Prevenção de Acidentes.

Na manhã do último dia do evento, o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, participou da mesa redonda para discutir os desafios e oportunidades da química verde no Brasil. “O seminário foi uma boa oportunidade de evidenciar a importância da indústria química para o desenvolvimento sustentável do planeta, enfatizando a responsabilidade do setor na condução dos seus negócios”, disse Figueiredo.

Foto: Abiquim/Divulgação  

A assessora da Abiquim Cynthia Zottarelli, o pesquisador chefe do Instituto SENAI de Inovação em Química Verde, Antonio Augusto Fidalgo Neto, o professor John Warner, a professora Karolina Mellor, e a diretora da Abiquim, Marina Mattar 

No final da tarde, foi realizada a palestra Química Verde: criando um futuro sustentável, onde foi anunciada a criação do Comitê Científico Consultivo do Instituto SENAI de Inovação em Química Verde (ISI-QV). 

A Abiquim foi representada pela diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Marina Mattar, e pela assessora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Cynthia Zottarelli.