APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim apoia programa da SBQ para fomentar talentos da química entre estudantes carentes

Terca-Feira, 05 de Fevereiro de 2019

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) acaba de criar um programa para dar a jovens estudantes carentes uma oportunidade de ingressar no mundo dos eventos científicos. Trata-se do Programa Primeiro Evento Nacional em Química (PENQ), que buscará trazer recursos da iniciativa privada para estudantes matriculados nos diversos cursos de graduação em Química ou áreas correlatas e que desenvolvam alguma atividade de introdução à pesquisa na grande área da Química. Estes recursos financiarão a participação do estudante em eventos científicos da SBQ.

O presidente da SBQ, Norberto Peporine Lopes, PhD, professor e pesquisador na USP de Ribeirão Preto, apresentou o PENQ ao presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, na semana passada. “Vamos apoiar esse projeto que tem o foco em descobrir talentos que de outra forma talvez não tivessem uma oportunidade no universo da ciência”, disse Figueiredo.

O funcionamento do programa é baseado na seleção de candidatos de maiores necessidades socioeconômicas em conformidade com alguns dos indicadores do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Cada cota de apoio vale R$ 2 mil para o período de dois anos e garante a participação de um aluno em dois grandes eventos anuais. Os alunos selecionados serão acompanhados e passarão por um processo de avaliação ao final dos eventos. “Em contrapartida as empresas irão receber acesso a publicação de publicidade nos diversos meios de comunicação da SBQ. Caso queiram, poderão realizar promoções independentes sobre esse apoio, tanto fora como dentro das reuniões científicas”, explica Peporine Lopes. “Acreditamos que ações como essa podem ajudar a despertar o cientista que existe dentro de alguns alunos que nunca tiveram a oportunidade de saber como funciona a área de pesquisa científica”.