APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Projeto vencedor do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2012 será aplicado na GM

Quarta-Feira, 19 de Junho de 2013

O projeto vencedor do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2012 está em fase de testes na fábrica da General Motors (GM) de São Caetano do Sul e deve ser expandido para as demais plantas da empresa em até três meses, garantiu o supervisor de Controle de Processo de Pintura da GM em São Caetano do Sul, Rinaldo de Souza Garcia.

Para merecer o Prêmio, Oxiteno e GM desenvolveram em parceria uma fórmula de solvente sem aromáticos, com emissão reduzida de gases potencialmente geradores de ozônio. Segundo o coordenador-executivo da comissão de Meio Ambiente da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Obdulio Fanti, o gás ozônio, quando em altas concentrações nas camadas mais baixas da atmosfera, pode danificar o aparelho respiratório e prejudicar o desenvolvimento de plantas. Além da vantagem ecológica, a formulação do novo solvente contém produtos derivados da cana-de-açúcar, que é uma fonte renovável, como lembrou o especialista no Segmento de Tintas da Oxiteno, Fábio Rosa.

Após ser regulamentado nas normas de segurança sem precisar sofrer nenhuma alteração, o produto começou a ser usado experimentalmente há cerca de um mês no departamento de pintura da unidade da GM em São Caetano do Sul. Conforme Garcia, após a validação pela equipe de Controle de Processo de Pintura, que deve ocorrer até o final deste mês, o uso do solvente será expandido às demais plantas da empresa. “Além de ser um produto ecologicamente mais benéfico, há uma previsão de que ele propicie redução de consumo devido à sua eficiência, pela maior solubilidade”, garantiu o supervisor.  

Não apenas a GM será beneficiada com a novidade. Apesar de o produto ter sido desenvolvido em resposta a uma necessidade da montadora, outras também poderão aproveitar seus benefícios, reduzindo o potencial de poluição. Segundo Fábio Rosa, a previsão é de que o solvente seja lançado pela empresa para todo o segmento de pinturas automotivas já no segundo semestre deste ano. 

Na categoria “Pesquisador”, o vencedor da edição 2012 do Prêmio Kurt Politzer foi o professor Luiz Antônio d’Ávila, com o desenvolvimento de soluções inovadoras e aplicáveis em campo para monitoramento da qualidade de combustíveis e lubrificantes. Segundo o professor, o registro da patente foi consolidado já no ano passado e o próximo passo para a aplicação dos produtos no mercado é a divulgação. “Estamos desenvolvendo os projetos para que eles se adequem às necessidades da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do mercado”. Com a determinação da ANP que prevê que, a partir de 2014, toda a gasolina brasileira seja aditivada, uma das demandas da entidade é por um método laboratorial para a medição do nível de aditivo na gasolina. 

Segundo a assessora-técnica de Assuntos Regulatórios, Dra. Mariana Doria, apesar de os instrumentos de fomento criados pelo governo para investimentos em P&D, como Embrapii e o Plano Inova Empresa, terem expectativas para colher os frutos nos próximos anos, já é possível observar a tendência de um maior número de trabalhos colaborativos entre as empresas da cadeia química. “A inovação aberta vem agregando valor e agilizando projetos de inovadores entre as empresas do setor, clientes e fornecedores”, comentou.