APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Guia ajuda a detectar pontos vulneráveis no sistema de segurança em indústrias

Quinta-Feira, 23 de Maio de 2013



A importância de proteger a indústria contra ataques intencionais motivou a realização do ‘Seminário de Proteção na Indústria: Tecnologias Empregadas na Segurança e na Proteção da Indústria’, em 22 de maio, na Fiesp. O evento foi realizado por uma parceria da Fiesp com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). 

Segundo a presidente da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), Selma Migliori, o maior número de instalações eletrônicas de segurança no Brasil está no setor industrial. Dada a relevância e o interesse sobre o assunto, durante o encontro, a Associação lançou o Guia de Gestão da Proteção Empresarial, desenvolvido pela entidade e apresentado no seminário por Yáskara Barrilli, vice-coordenadora da comissão de Proteção Empresarial da Abiquim. “Este guia é uma ferramenta para ajudar as indústrias a estabelecerem um sistema de gestão em proteção empresarial”, explicou. 

O guia é integrado ao Programa Atuação Responsável® (AR), auxiliando os associados a atenderem um dos requisitos exigidos pelo AR: a identificação dos aspectos e perigos e avaliação dos impactos e riscos na indústria. Segundo a palestrante, as instruções do manual não se restringem ao setor químico. Elas podem ser aplicadas a qualquer tipo de empresa, com o objetivo de proteger as pessoas, a propriedade, os produtos, informações, sistemas de informação e os processos produtivos. Com um total de quatro anexos que abordam os temas recursos humanos, análise de vulnerabilidade, avaliação de riscos nas atividades de transporte, requisitos para qualificação de fornecedores de serviços de proteção e respostas a eventos, o livro ajuda os empresários a identificar os pontos críticos da segurança na indústria. “Ao construir os documentos e preencher os checklists, o empresário obtém, como resultado, um retrato do seu negócio que auxilia na análise de vulnerabilidade”, concluiu Yáskara.

O evento contou ainda com a participação da diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim, Andrea Carla Barreto Cunha; do coordenador da comissão de Proteção na Indústria da Abiquim, Marcelo Leonardi; dos diretores do Departamento de Segurança (Deseg) da Fiesp, Roberto Costa e Ricardo Coelho; do gerente de vendas da multinacional sueca Axis, Sergio Dias; e do diretor da Digifort, Carlos Eduardo Bonilha. 

O Guia de Gestão da Proteção Empresarial será, em breve, disponibilizado para compra no site da Abiquim.