APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Ações da indústria química para aumentar a segurança nas plantas e no transporte de produtos são destacadas em conferência para destruição de armas químicas

Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017

Nos dias 10 e 11 de abril foi realizado em Doha, no Catar, a Conferência Internacional para Segurança e Destruição de Armas Químicas: A Contribuição da Organização para a Proibição de Armas Químicas (em inglês Organisation for the Prohibition of Chemical Weapons – OPCW) para a Paz Mundial e a Segurança. O evento promovido pelo Comitê Nacional para a Proibição de Armas, do Catar, e pela própria OPCW, celebrou o 20º aniversário da organização. 

A Conferência recebeu representantes de governos, entidades e indústrias de países da África, Américas, Ásia e Europa e promoveu uma oportunidade para que os participantes pudessem compartilhar experiências sobre o processo de eliminação das armas químicas e os desafios na busca por um mundo livre de armas químicas. O evento também reconheceu as conquistas da OPCW ao longo dos seus 20 anos de existência e sua contribuição para a paz mundial e segurança. 

As iniciativas da indústria química com foco na segurança das suas instalações e no transporte de produtos também foi destacado. A indústria química brasileira e a Abiquim foram representadas na sessão Iniciativas da Indústria pelo gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Rhodia-Solvay, Vlamir Kanashiro, que apresentou o Programa Atuação Responsável®, Sassmaq, Pró-Química e Olho Vivo na Estrada. “Também contei sobre o desenvolvimento e lançamento do Guia de Gestão da Proteção Empresarial que divulgamos recentemente. Embora a indústria química não possua um programa específico para a erradicação das armas químicas, possui programas que contribuem de forma significativa com os objetivos da OPCW”, explicou. 

Ao longo da Conferência também foram abordados temas como mecanismos regulatórios internacionais, regionais e nacionais; iniciativas da indústria; e ameaças atuais. Durante o encontro ainda foi enfatizado a necessidade de uma legislação efetiva e mecanismos para o controle e ações para acabar com a proliferação de armas químicas e outras armas de destruição em massa, além da necessidade de que todas as nações da OPCW reforcem seu comprometimento na implantação da Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenagem e Utilização de Armas Químicas e sobre sua Destruição.