APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Programa Atuação Responsável® foi um dos temas do Workshop de Sustentabilidade da Feira Plástico Brasil

Terca-Feira, 28 de Marco de 2017

O Programa Atuação Responsável® foi um dos temas do Workshop de Sustentabilidade promovido pela Plastivida e pelo Instituto Brasileiro do PVC, no dia 23. A apresentação foi realizada pela diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim, Andrea Carla Barreto Cunha, que explicou aos participantes sobre o programa, iniciativa voluntária da indústria química mundial e adotada no Brasil desde 1992, coordenada pela Abiquim. 


Andrea lembrou que a indústria química está na base de todos os setores industriais e que todo País que tem uma economia forte possui indústria química forte. “Além de possibilitar o uso seguro da água, a química tornou carros e aeronaves mais leves, que permitem a redução do consumo de combustível. Ela também desenvolve soluções para que as demais cadeias industriais possam criar produtos mais sustentáveis”, explicou.


Ainda segundo Andrea Carla, na década de 1980, quando o Atuação Responsável® foi criado, ainda não existiam certificações internacionais. “O Atuação Responsável® atualmente compartilha avaliações com o ISO 14000 e o OHSAS 18001”, concluiu. 


Andrea Carla apresentou alguns dados dos indicadores de desempenho do programa Atuação Responsável®, levantamento realizado anualmente pela Abiquim junto aos seus associados. Segundo o estudo, entre 2006 e 2015,  a indústria química brasileira reduziu em 43% a geração de resíduos, em 19% o consumo de energia elétrica e em 36% a captação de água, por tonelada produzida.   


O Workshop de Sustentabilidade também contou com apresentações do Prof. Dr. Alexander Turra - Docente do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, que abordou o Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo; do presidente do Instituto Brasileiro do PVC e da Plastivida, Miguel Bahiense, que apresentou a pesquisa sobre a Análise de Ecoeficiência de Janelas de PVC; do coordenador do Comitê de EPS da Plastivida, Ivam Michaltchuck, que contou sobre os desafios da Reciclagem de EPS; e do diretor da Wortex, Paolo de Lilippis, que contou sobre o Sistema Completo de Reciclagem de Material Pós-Consumo.