APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Biotecnologia e lei de biodiversidade serão destaque no Seminário de Tecnologia e Inovação

Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2015

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) realizará entre os dias 14 e 16 de outubro o Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2015, paralelo à BIO Latin America Conference, no Sheraton Rio Hotel & Resort, no Rio de Janeiro (RJ). O seminário, que contará com dez painéis divididos em dois dias, tem como destaque a biotecnologia e sua aplicação na indústria química. 

No primeiro dia de palestras, 15 de outubro, o painel O desempenho das políticas públicas de incentivo à inovação em 2015 e perspectivas para 2016 abordará como as políticas que incentivam a inovação podem ser melhoradas para favorecer o setor de biotecnologia industrial. O painel contará com a participação do secretário-executivo da Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, Naldo Dantas; do secretário de inovação do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Vinícius de Souza; do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jailson de Andrade; do gerente da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, Rodrigo Rocha Secioso de Sá; e do gerente do Departamento de Indústria Química do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento, Felipe Pereira.

A biotecnologia também terá destaque no painel Perspectivas Tecnológicas para o Desenvolvimento da Química Renováveis, que debaterá o atual status dos produtos químicos renováveis no Brasil e as perspectivas do setor de biotecnologia industrial, do agronegócio e da indústria química. O painel já tem confirmada a participação do gerente de químicos renováveis da Braskem, Paulo Coutinho; e do CEO da ABBI – Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial, Bernardo Silva. 

Os desafios das empresas de biotecnologia para desenvolverem mercados e como eles podem ser superados será debatido no painel Desafios no Desenvolvimento de Tecnologias Emergentes, que contará com a participação do diretor de P&D da Solvay, Thomas Canova.

O acesso à biodiversidade brasileira é importante para o avanço da biotecnologia e no dia 16 de setembro, segundo dia de palestras, será realizado o painel Nova Lei de Acesso a Recursos Genéticos da Biodiversidade Brasileira, que abordará as mudanças na lei sobre acesso a recursos da biodiversidade e como ela afeta o setor de biotecnologia industrial.

Na avaliação da gerente de Inovação e Sustentabilidade da Abiquim, Dra. Mariana Doria, o evento mostra ao público que a química é uma indústria de alta tecnologia, agregadora de valor e de conhecimento para os demais setores industriais. “Eventos como o Seminário de Tecnologia reforçam a relevância deste setor para o crescimento do País, e como ele contribui para um futuro mais sustentável”.

O Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2015 está em sua terceira edição e será realizado como parte da BIO LatinAmerica Conference, que consolida a parceria entre Abiquim, BIO e Biominas, iniciada em 2014. As inscrições para participação no Seminário de Tecnologia deverão ser feitas pela BIO LatinAmerica Conference.

A BIO Latin America Conference 2015 deverá reunir mais 500 participantes durante os 3 dias de evento, entre profissionais da indústria química, de biotecnologia, representantes do governo e parlamentares, agências de fomento à inovação, pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. A programação também terá salas de discussão de temas voltados para a saúde e apresentação de empresas de base tecnológicas para potenciais investidores.

SERVIÇO
Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2015
Data: 15 e 16 de outubro de 2015
Local: Sheraton Rio Hotel & Resort | Avenida Niemeyer 121, Leblon, Rio de Janeiro (RJ)

Credenciamento de imprensa
AllComm Partners Comunicação Estratégica: 
Mario Henrique Viana: 11-996-518-706
mh@allcommpartners.com.br
Ricardo Ueno: 11-991-221-927
ricardo@allcommpartners.com.br