APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Governo Federal anuncia Plano de Apoio à Diversificação e Inovação da Química (Padiq)

Sexta-Feira, 31 de Julho de 2015


Em encontro para avaliação do Plano Inova Empresa, realizado na sede da CNI, em São Paulo, representantes do governo anunciam primeira iniciativa da segunda fase do projeto: o Padiq – Plano de Apoio à Diversificação e Inovação da Química.

Na manhã de 31 de julho, a Abiquim participou da reunião do Movimento Empresarial pela Inovação (MEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante a qual foi lançado o Plano de Apoio à Diversificação e Inovação da Química (Padiq). O evento contou com a presença do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro; do presidente do BNDES, Luciano Coutinho; do presidente da Finep, Luis Manoel Fernandes; do presidente do CNPq, Hernan Chaimovich Guralnik; de representantes do Governo Federal, 56 CEOs de indústrias e presidentes de associações. A reunião foi coordenada por Pedro Wongtschowski, membro do Conselho de Administração do Grupo Ultra e do Conselho Consultivo da Abiquim.

O Padiq tem entre seus objetivos a melhoria da competitividade da indústria, redução do déficit da balança comercial do setor, o desenvolvimento da produção de insumos no Brasil e o estímulo à pesquisa e inovação para incentivar produção de maior valor agregado. Os setores incluídos são oriundos do “Estudo de Diversificação da Indústria Química Brasileira” (disponível aqui), a partir do qual foram definidos os segmentos prioritários: aditivos alimentícios para animais, cadeia de silicones, fibras de carbono, químicos para exploração e produção de petróleo, insumos químicos para o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, e químicos renováveis. Essas prioridades passarão por um processo de refinamento das empresas e a ideia é lançar o edital específico entre final de setembro e começo de outubro deste ano.

O Padiq é a primeira iniciativa da segunda fase do Plano Inova Empresa. O presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, comemora o lançamento: “O Brasil tem uma vocação natural para a indústria química, pois é um País rico em petróleo, gás, biodiversidade e minerais: matérias-primas essenciais para o setor. É muito importante constatar que o trabalho em conjunto com o MDIC e o BNDES dentro do Plano Brasil Maior continua produzindo frutos concretos. Estou bastante confiante de que o lançamento do Padiq permitirá a retomada dos investimentos na indústria química”.



Informações à imprensa
AllComm Partners Comunicação Estratégica: 
Mario Henrique Viana: 11-996-518-706
mh@allcommpartners.com.br
Ricardo Ueno: 11-991-221-927
ricardo@allcommpartners.com.br