APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Produtos químicos apresentam desempenho ruim no primeiro trimestre

Quinta-Feira, 30 de Abril de 2015

Houve queda na produção, nas vendas e na demanda interna por químicos de uso industrial nos três primeiros meses do ano.

Redução das importações deve-se, em maior parte, à retração da atividade econômica no País.

Com base nos dados levantados pela Equipe de Economia e Estatística da Abiquim, a diretora da área, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, conclui: “o desempenho dos produtos químicos de uso industrial foi nada animador no primeiro trimestre de 2015”. Conforme informações preliminares, tanto os volumes de produção e de vendas internas quanto de consumo aparente nacional (CAN) – importante medida da demanda interna por químicos de uso industrial –, tiveram recuos. A produção caiu 1,87% no acumulado dos três primeiros meses do ano, em comparação com igual período do ano anterior, enquanto as vendas internas declinaram 1,05%. Além disso, houve redução de 0,4% na demanda por produtos químicos nos primeiros três meses do ano, na mesma comparação. 

As importações também apresentaram valores negativos, com queda de 5,7% em igual período. De acordo com Fátima Giovanna, a parte mais expressiva dessa retração está associada à redução da atividade econômica nacional e, em menor proporção, às paradas – programadas ou não – para manutenção nas fábricas. Tanto a produção quanto as importações caindo simultaneamente preocupam a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, pois, segundo ela, “pode estar havendo substituição da demanda de químicos por produtos importados acabados”. Entretanto, o índice que mais chama a atenção é o recuo da demanda. “Está muito difícil a situação de competitividade dos segmentos mais expostos ao mercado internacional. A elevação dos custos de produção no mercado interno, associados aos custos da energia e das matérias-primas, bem como as deficiências logísticas e a alta carga tributária, têm impactado esses setores e não tem sido diferente com a química”.

Na comparação dos últimos 12 meses, de abril de 2014 a março de 2015, os índices de produção e de vendas internas também apresentam desaceleração: a produção caiu 3,75% e as vendas internas, 4,14%. O CAN por produtos químicos registrou alta de 0,9% nos últimos 12 meses, até março de 2015, na comparação com os 12 meses anteriores. A participação das importações sobre o CAN atingiu 35,3%, nesse período. 

Para Fátima Giovanna, o cenário de curto prazo é de muita precaução e várias incertezas, mas a química precisa trabalhar com uma visão de longo prazo. “O setor carece de medidas estruturantes, que possam atrair novos investimentos. Mas, para sobreviver aos próximos anos, os pontos de maior relevância a serem equacionados em curto e médio prazos são a adoção de uma política para o uso do gás natural como matéria-prima, além da segurança no fornecimento da energia elétrica e tarifa mais atrativa para a produção industrial. A solução dessas questões é fundamental para que o País aproveite as oportunidades de que dispõe para agregar valor à riqueza de recursos naturais, melhorando a pauta brasileira de exportações, além de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável”, conclui a diretora da Abiquim.


Informações à Imprensa:
AllComm Partners Comunicação Estratégica 
Mario Henrique Viana: 11-996-518-706
mh@allcommpartners.com.br
Ricardo Ueno: 11-991-221-927