APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Frente Parlamentar da Química é relançada em evento no Congresso Nacional

Sexta-Feira, 10 de Abril de 2015


Aconteceu nesta quarta-feira (8) o relançamento da “Frente Parlamentar da Química” (Frente Parlamentar Mista pela Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e do Plástico). A cerimônia, que reuniu diversos parlamentares e empresários da indústria química, aconteceu no Auditório Interlegis, do Senado Federal. 

Entre os participantes, prestigiaram o evento as senadoras Sandra Braga (PMDB/AM) e Ana Amélia Lemos (PP/RS), os deputados federais Andres Sanchez (PT/SP), Afonso Motta (PDT/RS), Alex Manente (PPS/SP), Antonio Imbassahy (PSDB/BA), Bilac Pinto (PR/MG), Davidson Magalhães (PCdoB/BA), Givaldo Vieira (PT/ES), Paulão (PT/AL), Paulo Abi-Ackel (PSDB/MG), Renato Molling (PP/RS), ex-deputado Vanderlei Siraque (PT/SP) e o deputado estadual Catarina Paladini (PSB/RS). Também estiveram presentes o secretário de Agricultura do Estado de SP, Arnaldo Jardim, o diretor do Departamento de Setores Intensivos em Capital e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alexandre Moura Cabral, o coordenador-geral das Indústrias Químicas e Transformados Plásticos da SDP/MDIC, Marcus de Freitas Simões, o analista de Comércio Exterior da SDP/MDIC, Roberto Loureiro Filho, o gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Rodrigo Gedeon, a especialista em Projetos da ABDI, Junia Motta, a analista da ABDI, Ana Sofia Peixoto, e a assessora Especial  da ABDI, Leonita de Carvalho. Também estiverem presentes o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Eduardo Vieira, além de presidentes de associações empresariais e sindicais e empresários do setor.

Os principais objetivos da Frente Parlamentar são o aprimoramento das políticas públicas federais para restabelecer a competitividade da cadeia produtiva do setor químico, petroquímico e de plástico, além de promover o debate sobre a as ações estratégicas necessárias para possibilitar a retomada dos investimentos no setor. Para o setor químico, ter um grupo tão grande de parlamentares comprometidos é uma garantia de que os objetivos da Frente sejam alcançados. Sendo a indústria química um setor conhecido mundialmente pela forte agregação de valor e efeito multiplicador positivo na economia, seu crescimento é fundamental para o desenvolvimento do País.

Após a composição da mesa, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Frente Parlamentar da Química, saudou os cerca de 200 participantes do evento. Destacou a presença da vice-presidente da Frente Parlamentar no Senado Federal, senadora Sandra Braga, e do vice-presidente da Frente Parlamentar na Câmara dos Deputados, deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA). Em nome deles, destacou a importância da Comissão Executiva da Frente, que já conta com tarefas específicas e diversas atividades programadas. Pimenta saudou o deputado Vanderlei Siraque (PT-SP) e mencionou a importância do trabalho realizado por ele em prol da indústria química quando presidiu a Frente, entre 2012 e 2014. 

Em seu discurso, o deputado Pimenta discorreu sobre a meta de trabalhar pela promoção e aprimoramento das políticas públicas federais, pertinentes à competitividade da cadeia produtiva do setor químico. “O Brasil tem muitas oportunidades, mas precisamos transformar essas oportunidades em investimentos, desenvolvimento e crescimento sustentável para o País”, enfatizou o presidente da Frente. O deputado destacou ainda a necessidade de aumentar a competitividade do setor a fim de reduzir o déficit, que em 2014 chegou a US$ 31,2 bilhões: “Se hoje o Brasil importa produtos químicos, amanhã irá importar a etapa seguinte e assim sucessivamente, até que se inicie a importação apenas de produtos acabados, diminuindo cada vez mais o peso da indústria na formação do PIB brasileiro”. (A íntegra do discurso do deputado Paulo Pimenta está disponível em: abiquim.org.br/comunicacao/noticia)

Carlos Fadigas, presidente do Conselho Diretor da Abiquim, entidade que secretaria a Frente Parlamentar, destacou a importância da indústria química no Brasil em relação a outros países que têm a indústria como força motriz do crescimento. Fadigas falou ainda que “não há país desenvolvido sem uma indústria química forte, pois ela é base da sustentabilidade do desenvolvimento industrial e, além disso, ajuda no desenvolvimento das cadeias produtivas ampliadas”.

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB/BA), vice-presidente da Frente Parlamentar da Química na Câmara dos Deputados, ressaltou a necessidade de manter a competitividade dos polos petroquímicos construídos no Brasil pela importância desses polos para a economia de todo o País, em especial dos estados da Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Em seguida Gabriel Gomes Sampaio, chefe do Departamento de Indústria Química do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentou o Estudo de Diversificação da Indústria Química, realizado pelo consórcio Bain&Company e Gas Energy, sob encomenda do BNDES. O Estudo tem como objetivos principais identificar oportunidades de atração de investimentos para diversificar a indústria, equilibrar a balança comercial e propor a formulação de políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento do setor. 

A senadora Sandra Braga, vice-presidente da Frente Parlamentar no Senado, reforçou a importância do grupo no estabelecimento da competitividade do setor químico e sugeriu uma série de agendas para que os objetivos de trabalho da Frente sejam alcançados, destacando ser fundamental ter o Congresso trabalhando a matéria em conjunto com o Poder Executivo. Ressaltou, também que recebeu o convite para compor a Comissão Executiva da Frente com muito entusiasmo, principalmente por ser do estado do Amazonas, região rica em recursos naturais.

Oficialmente relançada, a Frente Parlamentar da Química conta com a seguinte composição da Comissão Executiva:

Presidente da Frente: deputado Paulo Pimenta (PT/RS);
Vice-presidente da Frente no Senado Federal: senadora Sandra Braga (PMDB/AM);
Vice-presidente da Frente na Câmara dos Deputados: deputado Antonio Imbassahy (PSDB/BA);
Coordenador do setor de Cloro: deputado Paulão (PT/AL); 
Coordenador do setor de Gás: deputado Davidson Magalhães (PCdoB/BA); 
Coordenador o setor de Inovação e Tecnologia: deputado Izalci (PSDB/DF); Coordenador do setor de Petroquímicos: deputado Alex Manente (PPS/SP); 
Coordenador do setor de Plástico: deputado Andres Sanches (PT/SP); 
Coordenador do setor de Químicos para Agronegócios: deputado Afonso Motta (PDT/RS); 
Coordenador do setor de Químicos para Couros: deputado Renato Molling (PP/RS); Secretaria-executiva: Marina Mattar, gerente de Assuntos Institucionais da Abiquim.

Após a cerimônia de Relançamento, os presentes foram convidados para um coquetel de confraternização.

Assista à reportagem da TV Senado sobre o evento em: youtu.be/GxNnqlmZN2k



AllComm Partners Comunicação Estratégica: 
Mario Henrique Viana: 11-996-518-706
mh@allcommpartners.com.br
Ricardo Ueno: 11-991-221-927
ricardo@allcommpartners.com.br