APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Uso de energias renováveis abre mercado para silicone

Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2014

Material é utilizado nas placas fotovoltaicas, que captam a luz solar e converte em energia elétrica, e em turbinas geradoras de energia eólica

O uso maior de energias renováveis no País, solar e eólica,  e o aumento dos investimentos nesse segmento,  trazem uma perspectiva positiva para a indústria de silicone industrial. O material é fundamental na construção das placas fotovoltaicas, utilizadas para captar a luz do sol e convertê-la para energia elétrica. Pela primeira vez no País, em novembro, a energia solar negociada em leilão se mostrou comercialmente viável, atraindo fabricantes de outros países. 

A expectativa da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) é de que a demanda aumente entre 5% e 10%  em três anos, puxada pelo setor de energias limpa no País. Esse é um mercado em desenvolvimento e que pode viabilizar a indústria local.

Nas placas fotovoltaícas, o silicone é usado como selante para vedação para proteção de todos os circuitos elétricos. No caso da energia eólica, o silicone é usado nas turbinas geradoras de na forma de adesivo, unindo as hélices ao suporte. O produto também funciona como vedante, melhorando a eficiência, durabilidade e desempenho de dispositivos de geração de energia em geral.  Além disso, é empregado para lubrificação de alta performance.

“O silicone é um bom isolante elétrico, repele a água e é resistente a intempéries, características que tornam o material ideal para ser usado nas placas fotovoltaicas”, afirma Lucas Freire, coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim.   Por isso é muito empregado na fabricação de equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia, principalmente das renováveis. 

Conforme forem crescendo os investimentos em energias limpas, o silicone ganhará  espaço, fortalecendo a indústria nacional. Além de sua presença na geração de energia, peças de silicone também são utilizadas nas torres de distribuição e transmissão de energia elétrica, por ser um bom isolante térmico.



Sobre a Comissão
A Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) foi criada em 2000 para difundir conhecimentos sobre os benefícios da tecnologia do produto, promover sua imagem e defender políticas de investimento que incentivem a indústria brasileira. Ela é formada pelas empresas: DowCorning, Bluestar Silicones e Wacker.



Informações para a Imprensa 
Sueli Campo
SP4 Comunicação Corporativa
(11) 3873-4374 | 99651-9788