APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Poliuretanos em materiais compostos: ajudando a romper barreiras

Terca-Feira, 28 de Outubro de 2014


Os poliuretanos são, atualmente, utilizados em diversos processos como RTM, infusão e spray com fibras longas. Conheça mais sobre estas tecnologias na palestra da Dow Brasil, no Congresso Internacional de Composites

O mercado de materiais compostos vem se desenvolvendo rapidamente nos últimos anos, principalmente pela necessidade de diminuição de peso na indústria de transporte (aeronáutica e terrestre) e pelo desenvolvimento de novos materiais e aplicações. O poliuretano é uma matriz polimérica muito conhecida na indústria, principalmente pela sua alta performance e grande gama de aplicações, podendo ser utilizado desde espumas de alto conforto até matrizes de alta dureza para a indústria de construção.

Os poliuretanos vêm sendo cada vez mais utilizados em materiais compostos pela sua versatilidade, alta produtividade e propriedades mecânicas, principalmente tenacidade, que proporciona materiais de alta durabilidade e resistência à fadiga. Diversos processos de aplicação de poliuretanos são utilizados atualmente, desde os processos mais convencionais da indústria de compostos como o RTM e infusão, até processos mais específicos para poliuretanos como os processos por spray utilizando fibras longas, tirando todo o proveito da alta velocidade de cura e excelente adesão matriz e reforço apresentado pelo poliuretano.

Neste trabalho, Vinicius Serves, da Dow Brasil, apresentará um resumo das tecnologias de aplicação mais utilizadas para poliuretanos na indústria de compostos, com algumas de suas características e comparativos com materiais tradicionalmente usados. No trabalho são apresentados exemplos de produtos da linha de sistemas de poliuretano para materiais compostos da Dow – Voraforce - e seus usos nos processos apresentados neste trabalho.

O Congresso Internacional de Composites será realizado simultaneamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2014. O Congresso acontecerá no dia 12 de novembro, das  13h às 18h. A feira será realizada de 11 a 13 de novembro, das 12h às 21h. As palestras de todos os congressos e seminários acontecem das 8h às 18h, de 11 a 13 de novembro.

Faça sua inscrição GRATUITA para o evento deste ano em www.feiplar.com.br (congressos)



Mais informações
Diego Servulo – diego@artsim.com.br
Tel.: 55-11-2899-6385