APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Pacto Global das Nações Unidas: ação, colaboração e coinvestimento por um futuro sustentável

Segunda-Feira, 27 de Outubro de 2014


A Abiquim oficializou a adesão à Rede Brasileira do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) durante o XV Congresso de Atuação Responsável, realizado nos dias 12 e 13 de agosto de 2014.

Presente em 145 países com mais de 12 mil participantes, o Pacto Global é a maior iniciativa voluntária do mundo para a responsabilidade corporativa. Com escritório central em Nova York, nos Estados Unidos, seu principal objetivo é mobilizar a comunidade empresarial para a adoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Os signatários do Pacto Global têm acesso direto à experiência e ao conhecimento das Nações Unidas em questões de sustentabilidade, com voz ativa na construção da Agenda de Desenvolvimento da ONU em parceria com governos e sociedade civil. Anualmente, os participantes se comprometem em publicar um relatório sobre os progressos realizados na implementação dos Dez Princípios, contribuindo com a transparência, o diálogo e a aprendizagem global sobre o tema.

Fundada em 2003, a Rede Brasileira do Pacto Global representa hoje a 5ª. maior rede local, com mais de 600 signatários. Atuando em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está sob a gestão de um comitê com 39 organizações de referência em sustentabilidade e empresas líderes em setores estratégicos para a economia brasileira. A atual diretoria é composta por Petrobras, CPFL Energia, Itaipu Binacional, ISAE-FGV e Braskem (Presidência).

Oportunidades de ação e aprendizado
As oportunidades de engajamento incluem ações no nível local e internacional. Entre elas, destacam-se os dez Grupos Temáticos da Rede Brasileira do Pacto Global, que permitem uma construção prática e colaborativa para uma cultura de sustentabilidade dentro das organizações. Os GTs desenvolvem ações em áreas como Anticorrupção, Educação, Água e Saneamento, Direitos Humanos e Trabalho, Alimentos e Agricultura.

Da mesma forma, os signatários são convidados a integrar diversas plataformas e programas de capacitação já consolidados internacionalmente. Entre elas, destacam-se o site Business Partnership Hub, plataforma interativa que favorece o desenvolvimento de parcerias de sustentabilidade em apoio aos objetivos da ONU. Há ainda programas focados em temas estratégicos, como o CEO Water Mandate, o Children’s Rights and Business Principles, o Women’s Empowerment Principles e o LEAD Board Programme.

O suporte diário aos signatários no País está a cargo da Secretaria Executiva da Rede Brasileira do Pacto Global, que funciona no Escritório Compartilhado da ONU em São Paulo.

Os Dez Princípios
O Pacto Global advoga Dez Princípios derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. São eles:

1. Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência;

2. Assegurar a não participação da empresa em violações dos direitos humanos;

3. Apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva;

4. Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

5. Erradicar efetivamente todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva;

6. Estimular práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego;

7. Assumir uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais;

8. Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental;

9. Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis;

10. Combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno.



Contatos para imprensa
Júlia Tavares 
Comunicação – Secretaria da Rede Brasileira do Pacto Global 
Tel. 11 2500 5287 
julia.tavares@undp.org 
www.pactoglobal.org.br