APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Seminário de Tecnologia e Inovação discutirá desafios para trazer tecnologia de ponta ao Brasil

Sexta-Feira, 22 de Agosto de 2014


Os principais desafios para implantar novas tecnologias na indústria química nacionais serão um dos principais destaques do Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2014. O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de setembro, no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro (RJ). No primeiro dia do seminário, o vice-presidente da Basf, Rui Goerck, apresentará o case do Complexo Acrílico de Camaçari.

A Basf produz acrilatos, que são usados nas indústrias de tintas, produtos de higiene, mineração, construção civil, petróleo, papel, entre outras. O Complexo Acrílico de Camaçari abriga a sétima fábrica da Basf de ácido acrílico no mundo. A tecnologia é desenvolvida globalmente e, de acordo com Goerck, para o Brasil, a decisão foi trazer o que há de mais moderno, devido às dificuldades de competitividade enfrentadas no mercado local.

Segundo o vice-presidente da Basf, entre os maiores desafios em se trazer tecnologia de ponta para o Brasil estão a produção local de equipamentos (atualmente, as máquinas são importadas); a questão da logística, pois a distância entre a matéria-prima e o mercado consumidor e a precariedade da infraestrutura nacional fazem com que o transporte de produtos que exigem cuidados especiais seja dificultado; a disponibilidade de matéria-prima; e a falta de estabilidade do cenário político-econômico.

Na opinião de Goerck, o seminário é uma oportunidade de esclarecer os principais stakeholders da indústria química quanto ao cenário atual do setor. “O déficit da indústria química é muito grande no Brasil. Apesar de existir mercado consumidor local, importa-se muito. Não há grandes investimentos nem grandes planos de investimento acontecendo. Isso precisa mudar. Esse seminário deve mostrar essas dificuldades. A discussão tem de entrar na pauta, senão, daqui a 20 anos, estaremos discutindo a mesma coisa e os investimentos não terão acontecido”, alertou.

Confira a programação completa do Seminário de Tecnologia e Inovação 2014 e saiba como participar acessando o hotsite: http://www.abiquim.org.br/seminariotecnologia/pt/seminario-tecnologia-e-inovacao-2014 



Informações à Imprensa

AllComm Partners Comunicação Estratégica

11-4301-2636
Rachel Cardoso – e-mail: rachel@allcommpartners – cel. (11) 99782.2404
Mario Henrique Viana – e-mail: mh@allcommpartners – cel. (11) 99651.8706