APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Ministro Mauro Borges declara apoio do Governo à indústria química em festa do cinquentenário

Quinta-Feira, 10 de Abril de 2014


Nessa terça-feira, 8 de abril, foi realizado um jantar em comemoração aos 50 anos de fundação da Abiquim, no Clube de Engenharia, em Brasília. Representando a presidente da República, Dilma Rousseff, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, afirmou que a indústria química tem o apoio do Governo para enfrentar os obstáculos que afetam a competitividade do setor, como a questão da energia e do gás natural usado como matéria-prima. “O governo brasileiro está de mãos dadas com a indústria química para enfrentar os problemas do segmento. Os estudos que estamos desenvolvendo sobre o setor reconhecem as dificuldades, mas também apontam um mundo de soluções. A presidenta Dilma acredita que a cadeia química brasileira é fundamental no processo de industrialização. Não temos medo de encarar os desafios”, declarou.

O presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, falou sobre o papel da Abiquim na sociedade. “A Abiquim tem em seu DNA duas características que se mantêm até hoje: uma ativa contribuição para a construção de uma indústria brasileira forte, competitiva e de elevada produtividade e a participação dos trabalhadores na elaboração dos programas necessários para o desenvolvimento da indústria química brasileira”, afirmou. Figueiredo reconheceu o trabalho ativo dos associados nas comissões de trabalho, identificando problemas e oportunidades, propondo soluções e criando conhecimento. O presidente-executivo também lembrou a participação da Abiquim em momentos marcantes no cenário econômico brasileiro, como o Programa Nacional Petroquímico, a criação do Mercosul, o processo de privatização, o Pacto Nacional da Indústria Química e, mais recentemente, a formação do Conselho de Competitividade da Indústria Química, Petroquímica e de Plásticos, dentro do Plano Brasil Maior.

O presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Henri Slezynger, falou sobre a evolução da indústria química brasileira. “Muito me orgulho de ter participado ativamente da história e do desenvolvimento desse importante setor industrial, imprescindível para o crescimento das demais indústrias da cadeia produtiva”, afirmou. Sobre o cenário atual, o presidente destacou a falta de competitividade com o shale gas norte-americano. Entretanto, ressaltou as oportunidades que o Brasil tem no segmento. “O impacto do pré-sal, bem como das perspectivas favoráveis em relação ao gás não convencional, também aqui presente em abundância, podem ter igual repercussão que o shale gas no mercado americano, desde que acompanhados de uma correta política industrial”. Nesse sentido, Slezynger complementou que a Abiquim defende um programa de longo prazo para agregar valor às matérias-primas, tanto provenientes de recursos fósseis quanto de recursos renováveis.

O evento contou com a presença de representantes da indústria química e do governo, membros de associações e de sindicatos, além de jornalistas. Também estiveram presentes personagens importantes que ajudaram a construir a história da Abiquim, como Arnaldo Marqui, autor da primeira versão do Estatuto da Abiquim, e Julinda Bonfim, primeira secretária da presidência da associação. A senadora Ana Amélia Lemos, que prestigiou o jantar, publicou uma nota sobre o evento em sua página na internet. Acesse em http://www.anaamelialemos.com.br/noticias/associacao-brasileira-da-industria-quimica-comemora-50-anos

O jantar faz parte do Projeto Abiquim 50 Anos, coordenado por Renato Endres, que compõe o corpo da Abiquim há 45 dos 50 anos que a instituição completa em 2014. O projeto é patrocinado pelas empresas Basf, Bayer, Braskem, Cabot, Clariant, Dow, Elekeiroz, Evonik, Granbio, Lanxess, Linde Gases, M&G Polímeros Brasil, Oxiteno, Petrocoque, Química Geral do Nordeste, Rhodia, Unigel, Unipar Carbocloro e White Martins.


Informações à Imprensa
AllComm Partners Comunicação Estratégica
11-4301-2636
Rachel Cardoso – e-mail: rachel@allcommpartners – cel. (11) 99782.2404
Mario Henrique Viana – e-mail: mh@allcommpartners – cel. (11) 99651.8706