APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim completa 50 anos em 2014 e realizará jantar em Brasília para celebrar o aniversário

Sexta-Feira, 21 de Marco de 2014


Comemoração da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) reunirá representantes da indústria química, acadêmicos e autoridades do Governo no Clube de Engenharia.

Em 8 de abril, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) celebrará seus 50 anos com um jantar comemorativo no Clube de Engenharia, em Brasília (DF), que reunirá representantes do Senado Federal, Poder Executivo e da Câmara dos Deputados, empresários da indústria química, membros de associações e acadêmicos.

O jantar é uma das ações do projeto Abiquim 50 Anos, que inclui também o lançamento de um livro que contará a história da indústria química brasileira, traçando um paralelo com a atuação da Abiquim. A publicação, que será lançada durante o jantar, reunirá um acervo de imagens e depoimentos, percorrendo meio século de desenvolvimento da indústria química nacional. Além disso, o projeto prevê a produção de um hotsite, que complementará o conteúdo do livro com depoimentos, informações sobre a indústria química, a importância dos produtos químicos na qualidade de vida, além de vídeos e imagens. Os colaboradores da Abiquim, personagens que construíram a história da instituição, também terão uma festa dedicada a eles para celebrar o aniversário da entidade.

Com faturamento estimado de US$ 162,3 bilhões em 2013, a indústria química nacional figura hoje na sexta posição do ranking mundial das indústrias químicas. Desse montante, US$ 72,2 bilhões provém do segmento de produtos químicos de uso industrial, acompanhado pela Abiquim. 

Desde o nascimento, a indústria química brasileira teve sua história enraizada à da Abiquim. Nascendo e se desenvolvendo juntas, elas desempenham papel fundamental no crescimento do País. Respondendo por 2,8% do total do PIB brasileiro e ocupando o posto de quarta maior participação no PIB industrial, o setor químico oferece oportunidades de investimento e um mercado de demanda crescente. Segundo levantamento da Equipe de Economia e Estatística da Abiquim, a demanda interna por produtos químicos registrou alta de 7,1% em 2013 sobre 2012 e a elasticidade da demanda por produtos químicos de uso industrial em relação ao PIB foi superior a três no ano passado, o que demonstra a forte presença transversal da química e o efeito multiplicador nas diversas atividades da economia. 

Assim, a celebração do quinquenário da Abiquim comemora também a evolução da indústria química nacional, hoje, um dos setores mais importantes e estratégicos para a economia e o desenvolvimento do País.

Para a realização do projeto Abiquim 50 anos, a associação conta com o apoio de 19 empresas: Basf, Bayer, Braskem, Cabot, Clariant, Dow, Elekeiroz, Evonik, Granbio, Lanxess, Linde Gases, M&G Polímeros Brasil, Oxiteno, Petrocoque, Química Geral do Nordeste, Rhodia, Unigel, Unipar Carbocloro e White Martins. 



Informações à Imprensa
AllComm Partners Comunicação Estratégica
11-4301-2636
Rachel Cardoso – e-mail: rachel@allcommpartners – cel. (11) 99782.2404
Mario Henrique Viana – e-mail: mh@allcommpartners – cel. (11) 99651.8706