APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim divulgará novos indicadores ambientais do Programa Atuação Responsável® no ENAIQ 2013

Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2013

Indicadores apresentam dados da indústria química nacional relativos à segurança de processo, sustentabilidade ambiental, saúde e segurança do trabalhador e ao diálogo com a comunidade 

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) realizará em 6 de dezembro o 18º Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ 2013), no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, onde serão apresentados os indicadores de segurança de processo, impacto ambiental, saúde e segurança do trabalhador e de diálogo com a comunidade, relativos ao ano de 2012 da indústria química nacional. O desempenho positivo do setor resulta da implementação do Programa Atuação Responsável® (AR®), uma iniciativa voluntária da indústria química mundial, que no Brasil é coordenada pela Abiquim.

Os indicadores gerados a partir do Programa AR® demonstram claramente a evolução da indústria química brasileira na redução e gestão de resíduos sólidos, consumo de combustíveis, emissão de gases de efeito estufa, consumo de energia e água, diálogo com comunidades vizinhas às fábricas e prevenção de acidentes de trabalho. Na opinião da diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim, Andrea Carla Barreto Cunha, o investimento das empresas na melhoria continua e na inovação de processos e produtos são fatores chaves para que a indústria química brasileira possa apresentar hoje indicadores de sustentabilidade positivos, acima da média das indústrias químicas no mundo. Para a Abiquim, a implementação do Programa Atuação Responsável® é pré-requisito para a competitividade da indústria brasileira e a entidade desenvolve uma ampla gama de ações capacitação e orientação para que suas cerca de 180 associadas possam atingir as suas metas de sustentabilidade.

O ENAIQ reúne cerca de 600 participantes, entre executivos da indústria, pesquisadores, acadêmicos, representantes do governo e parlamentares. Durante o Encontro, também serão anunciados os dados do setor químico brasileiro de 2013, como produção, vendas, balança comercial e faturamento. A divulgação do desempenho da indústria química brasileira tem atraído a grande mídia e a imprensa especializada. No ENAIQ acontece ainda a cerimônia de entrega do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, que reconhece projetos criativos e inovadores da área química nas categorias ‘Empresa’ e ‘Pesquisador’. Além disso, durante o evento será lançado o Desafio Abiquim de Inovação, que premiará a empresa vencedora com uma consultoria da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas para estruturar um projeto nas áreas de energia ou saúde, a fim de submetê-lo a um dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para ser desenvolvido.

A 18ª edição do ENAIQ conta com o apoio de empresas como Basf, Bayer, Braskem, Clariant, Deten, Dow Brasil, Elekeiroz, Grupo Solvay, Kraton, Linde Gases, Monsanto, Oxiteno, Peróxidos do Brasil, Petrobras, Solvay Indupa, Ultracargo, Unigel, Unipar Carbocloro, Vopak e White Martins. Neste ano, o Encontro será ainda mais especial, pois assinalará o início das comemorações dos 50 anos da Abiquim, celebrados em 2014. Saiba mais em www.abiquim.org.br/enaiq2013



Informações à Imprensa:
Allcomm Partners
Ligia Leme 
 ligia@allcommpartners.com.br / (11) 96152-7788
Mario Henrique
 mh@allcommpartners.com.br  / (11) 99651-8706