APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Desafio Abiquim de Inovação será lançado no ENAIQ 2013

Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2013


O 18º Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ 2013), que acontecerá em 6 de dezembro, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, será marcado pelo lançamento do Desafio Abiquim de Inovação. A empresa vencedora ganhará uma consultoria da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas para estruturar um projeto nas áreas de energia ou saúde, a fim de submetê-lo a um dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para ser desenvolvido. De acordo com a gerente de Tecnologia e Inovação da Abiquim, Dra. Mariana Doria, as pequenas e médias empresas têm dificuldade de acessar as linhas de fomento públicas devido a questões burocráticas e à falta de acesso a informações sobre os financiamentos existentes. “O Desafio Abiquim de Inovação é uma forma de divulgar o trabalho da Embrapii, que é atualmente a ferramenta mais simples de acesso a linhas de fomento para empresas de diferentes portes, a fim de que possam firmar parcerias com os ICTs para o desenvolvimento de um projeto de inovação”, explica Mariana. 

O desafio consiste em estruturar um projeto de pesquisa, negociar com o Instituto Nacional de Tecnologia em 90 dias. A Pieracciani dará todo o suporte à empresa nessa etapa. Para participar, o resultado operacional líquido (ROL) da empresa deverá ser de no máximo R$ 100 milhões em 2012 e o projeto deverá ter duração de até 12 meses. As inscrições começarão após o ENAIQ, em 9 de dezembro, com prazo até 28 de fevereiro de 2014.

O ENAIQ reúne cerca de 600 participantes, entre executivos da indústria, pesquisadores, acadêmicos, representantes do governo e parlamentares. Durante o Encontro, serão anunciados os dados do setor químico brasileiro de 2013, como produção, vendas, balança comercial e faturamento. A divulgação do desempenho da indústria química brasileira tem atraído a grande mídia e a imprensa especializada. Também no ENAIQ acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, que reconhece projetos criativos e inovadores da área química nas categorias ‘Empresa’ e ‘Pesquisador’. Neste ano, o Encontro será ainda mais especial, pois assinalará o início das comemorações dos 50 anos da Abiquim, celebrados em 2014.

A 18ª edição do ENAIQ conta com o apoio de empresas como Basf, Bayer, Braskem, Clariant, Deten, Dow Brasil, Elekeiroz, Grupo Solvay, Kraton, Linde Gases, Monsanto, Oxiteno, Peróxidos do Brasil, Petrobras, Solvay Indupa, Ultracargo, Unigel, Unipar Carbocloro, Vopak e White Martins. Saiba mais em www.abiquim.org.br/enaiq2013



Informações à Imprensa:
Allcomm Partners
Ligia Leme 
 ligia@allcommpartners.com.br / (11) 96152-7788
Mario Henrique
 mh@allcommpartners.com.br  / (11) 99651-8706