APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Gerente da Abiquim, junto com grupo da OPAQ, recebe Prêmio Nobel da Paz por trabalho desenvolvido no combate às armas químicas

Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2013

Organizadores do Nobel da Paz anunciam homenageados nesta sexta-feira (11) Prêmio deste ano valoriza combate às armas químicas na Síria


A Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ) – ou Organisation for the Prohibition of Chemical Weapons (OPCW) –, cujo Conselho Consultivo Científico (SAB) tem a gerente de Assuntos Regulatórios e Sustentabilidade da Abiquim, Nicia Maria Mourão, como única representante brasileira, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, anunciado nesta sexta-feira, 11 de outubro. O Nobel decorreu do destaque que a OPCW ganhou devido à ação na intervenção às armas químicas na Síria, onde o grupo de verificação e destruição dessas armas está atuando desde 1º de outubro.

De acordo com Nicia, o trabalho da OPAQ é muito delicado, por estar relacionado com aspectos muito confidenciais dos países envolvidos. “Tudo precisa ser feito com muito cuidado para que não se façam acusações inverídicas. O processo de verificação é muito detalhista e as decisões são pautadas no conhecimento técnico-científico, para que não haja nenhuma incorreção na identificação de armas químicas. É um trabalho silencioso, em que a confidencialidade é primordial”, explica. 
 Para Marcelo Kós, diretor da Divisão de Inspeção da OPAQ e ex-diretor de Assuntos Industriais da Abiquim, o Prêmio foi recebido no momento mais crítico com que a organização já se deparou, em mais de 15 anos de existência. “A OPAQ já passou por situações complicadas no Iraque e na Líbia, mas a diferença é que desta vez estamos enfrentando um conflito armado no país onde estamos fazendo a inspeção, portanto, este grupo está correndo riscos muito maiores”, reforça.

A OPAQ é uma organização intergovernamental independente, que promove e verifica a adesão dos países membros à Convenção de Armas Químicas (CWC), a qual proíbe o uso desses produtos e instalações que os produzem, exigindo sua destruição. Embora não seja uma agência das Nações Unidas, coopera com ela tanto nas questões políticas quanto técnicas.

A principal função do SAB é auxiliar e aconselhar o Diretor Geral da OPAQ nos aspectos relacionados à ciência e tecnologia nas questões relativas à proibição do desenvolvimento, produção, armazenamento e uso de armas químicas, assim como quanto aos métodos adequados à sua destruição. O SAB mantém grupos de trabalho temporários (GTT) para amostragem e análise, convergência de química e biologia, educação e sensibilização, entre outros.



Informações à Imprensa:
Allcomm Partners
Mario Viana  
 mario.viana@allcommpartners.com.br / (11) 99983-1269
Ligia Leme 
 ligia@allcommpartners.com.br / (11) 96152-7788
Mario Henrique
 mh@allcommpartners.com.br  / (11) 99651-8706