APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Pereira, debate inserção internacional da economia com representantes do setor produtivo

Terca-Feira, 24 de Novembro de 2020

O vice-presidente da Câmara dos Deputados e coordenador político da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica), deputado Marcos Pereira (Republicanos/SP) se reuniu, por meio de videoconferência, com o presidente da FPQuímica, deputado Afonso Motta (PDT/RS) e representantes da Abiquim, da indústria química e da Coalizão Indústria, no dia 20 de novembro.

A reunião foi centrada na agenda de inserção internacional da economia brasileira e na necessidade da abertura comercial estar alinhada com a redução do Custo Brasil. Os representantes do setor produtivo destacaram ao vice-presidente da Câmara a necessidade do parlamento, como representante da sociedade, participar diretamente dos debates da agenda de abertura comercial; a importância do fortalecimento do sistema de Defesa Comercial; e o estabelecimento de estrutura institucional de interlocução entre o Estado e o setor privado sobre políticas públicas de comércio internacional.

O deputado explicou que analisará as propostas do setor produtivo sobre o tema, em especial a proposta de um Projeto de Decreto Legislativo para melhor alinhar o decreto que regula o sistema de defesa comercial com os padrões internacionais definidos pela OMC, e que compreende a necessidade da abertura comercial estar alinhada com a redução do Custo Brasil. Também propôs uma agenda de reuniões com o Ministério da Economia, órgão responsável pela política de comércio exterior: começando pelo secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (SECINT), Roberto Fendt, e na sequência, com o secretário-executivo, Marcelo Guaranys, e o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC) Carlos Alexandre Da Costa. O presidente da FPQuímica, deputado Afonso Motta, colocou-se à disposição para apoiar esta agenda.

Participaram da reunião representando a Comissão Temática de Relações Governamentais da Abiquim, o coordenador da Comissão gerente de Relações Institucionais da Oxiteno, Frederico Marchiori; e os seguintes integrantes: a gerente de Relações Governamentais  da Braskem, Nubia Batistao diretor de Relações Governamentais da Rhodia-Solvay, Marcelo Perracini; a diretora de Relações Governamentais da Dow, Suelma Rosa. A Abiquim foi representada pelo presidente-executivo, Ciro Marino; pelo diretor de Relações Institucionais, André Passos; pela diretora de Assuntos de Comércio Exterior, Denise Naranjo; pelo gerente de Assuntos de Comércio Exterior, Eder da Silva; e pelos assessores de Relações Institucionais, Lidiane Soares e Pável Pereira. 

Também participaram da reunião o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Pereira; o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato; o assessor de Relações Internacionais da Abinee, Mario Branco; o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); José Velloso; o Relações Governamentais da Abimaq, Walter Filippeti; a consultora da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Josefina Guedes; o superintendente da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), Lucien Belmonte; o presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Roriz. Pela Umbelino Lobo participou o diretor executivo, Felipe Oppelt.