APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Ampliação temporária da validade da certificação do Sistema de Gestão do Atuação Responsável®

Sexta-Feira, 19 de Junho de 2020

A Abiquim comunica a prorrogação da validade dos certificados do Sistema de Gestão do Atuação Responsável®, com vencimento em 2020, até a mesma data de 2021, em razão da pandemia de Covid-19 e da interrupção dos cursos presenciais da entidade.

A ampliação temporária na validade das certificações tem o objetivo de preservar a saúde e o bem-estar dos colaboradores dos organismos certificadores e das empresas avaliadas, além de seguir as políticas defendidas pelas autoridades.

Fica a critério das indústrias químicas e dos organismos certificadores a realização de auditorias, desde que respeitem as orientações e legislações estabelecidas pelos governos Federal, estaduais e municipais.

Nesses casos, além das licenças que devem ser apresentadas para cumprir com os termos do Sistema de Gestão do Atuação Responsável®, as empresas candidatas à certificação e os organismos certificadores devem observar, ainda, as normas e/ou protocolos estabelecidos em legislação específica sobre o enfrentamento à Covid-19.

Sobre a validade dos certificados dos auditores dos Organismos Certificadores e Auditores Internos, a entidade está analisando um novo modelo de revalidação, que será divulgado em breve.

A indústria química brasileira está empenhada em tomar medidas que garantam, de modo seguro a seus colaboradores, a continuidade das suas operações e fornecimento às cadeias produtivas. 

A Abiquim lançou o “Guia Orientativo para a Continuidade das Atividades Face à Pandemia de Covid-19”, que tem o objetivo de auxiliar as empresas do setor, independente do porte, a manterem suas operações em um cenário de pandemia, com foco na saúde dos colaboradores, trabalhadores terceirizados e clientes; e o guia “Covid-19: Recomendações para motoristas e destinatários no transporte de produtos químicos” com informações para aumentar a segurança de motoristas, transportadores rodoviários, embarcadores e destinatários. As duas publicações estão disponíveis para download no site da Associação.

Desde o início da pandemia, a Abiquim tem mantido o diálogo com os governos Federal, estaduais e municipais, ressaltando a importância do setor como integrante da cadeia produtiva de itens essenciais na prevenção ao coronavírus. As indústrias químicas também demonstram sua importância para a segurança nacional, por meio de ações em parceria com indústrias das cadeias adjacentes, doando seus insumos para a produção de itens como álcool em gel, desinfetantes e sabonetes, máscaras e protetores faciais e gases medicinais. 

O resultado desses esforços foi a inclusão da indústria química no Decreto nº 10.329, responsável pela regulamentação da Lei nº 13.979, que define os serviços públicos e as atividades essenciais.

Outras informações podem ser obtidas com o gerente de Gestão Empresarial da Abiquim, Luiz Shizuo Harayashiki, pelo e-mail: luiz.shizuo@abiquim.org.br