APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim realiza reuniões com vice-presidente e coordenador da FPQuímica

Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020

O vice-presidente da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) na Câmara dos Deputados, deputado Afonso Motta (PDT/RS) se reuniu com representantes da indústria química, no dia 26 de maio, via videoconferência. 

O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, iniciou a reunião fazendo um panorama do setor em meio à pandemia, destacando a amplitude da indústria química, que, segundo ele, engloba empresas com alta demanda e outras com operações paradas. O executivo também destacou as ações de solidariedade realizadas pelo setor e a importância da inclusão da química no Decreto nº 10.282/2020, que lista os serviços públicos e as atividades essenciais. Marino ressaltou a importância da manutenção da essencialidade da indústria química no Decreto para a continuidade das operações das cadeias envolvidas direta ou indiretamente no combate à pandemia. 

O executivo da Abiquim também afirmou que a pandemia evidenciou o excesso de dependência da China e da Índia e o mundo irá buscar formas de descentralizar o fornecimento de suprimentos, o que pode representar oportunidade para o Brasil reconstruir cadeias e recuperar a produção perdida, principalmente de medicamentos, agroquímicos e fertilizantes. 

O deputado Afonso Motta se mostrou disposto a ajudar o setor e sugeriu o agendamento de reuniões com outros parlamentares que tenham afinidade com o empresariado, independente do partido e estado. Segundo o parlamentar, o maior desafio da retomada será a governabilidade das questões macroeconômicas do País. 

No dia 29 de maio, os representantes da indústria química se reuniram com o coordenador de Químicos para o Agronegócio da FPQuímica, deputado Jerônimo Goergen (PP/RS), também por meio de videoconferência. Além dos temas tratados com o deputado Afonso Motta, o presidente-executivo da Abiquim informou que as indústrias químicas têm atuado para suprir o papel de garantir financiamento às operações ao longo da cadeia, visto que as pequenas e médias empresas têm enfrentado dificuldades para acessar o crédito. O coordenador da FPQuímica explicou que os parlamentares deverão operar por meio remoto ainda no próximo mês, propôs o desenvolvimento de uma agenda com as prioridades para resgatar a competitividade do setor químico. 

A Abiquim está realizando uma série de audiências com parlamentares para discutir o cenário do setor. Já foram realizados encontros com os deputados Daniel Almeida (PCdoB/BA), Eduardo Cury (PSDB/SP) e está confirmado encontro com coordenador político da FPQuímica na Câmara, deputado Marcos Pereira (Republicanos/RS) e com o coordenador estadual – RJ da FPQuímica, deputado Paulo Ganime (Novo/RJ).


Convite para ingresso na FPQuímica

No dia 28 de maio, os representantes da indústria química se reuniram, por videoconferência, com o deputado Delegado Pablo (PSL/AM). Além dos temas citados acima, durante a reunião o presidente-executivo apresentou a FPQuímica e destacou a distribuição geográfica do setor, enfatizando que a química opera em todo o País e convidou o parlamentar a integrar a Frente. 

O deputado Delegado Pablo destacou que a região amazônica tem pautas específicas em relação à Zona Franca de Manaus e afirmou que sempre considerou a indústria como parceira para o desenvolvimento. O deputado explicou que preside a Frente Parlamentar da Amazônia e confirmou seu interesse em integrar a FPQuímica e reafirmou a disponibilidade em apoiar o setor. O parlamentar ainda afirmou que a Amazônia tem grande potencial para o desenvolvimento da bioeconomia, principalmente em função da biodiversidade da região, e destacou que sua atuação na FPQuímica iria auxiliar no trabalho dos recursos naturais por meio da química no estado

Além dos deputados Afonso Motta, Jerônimo Goergen, Delegado Pablo, e do presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, participaram das reuniões o gerente de Relações Institucionais da Oxiteno, Frederico Marchiori Xavier de Jesus; o relações governamentais da Innova, André Passos Cordeiro; o relações institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, João Freire; os assessores de Relações Institucionais da Abiquim, Lidiane Soares e Pável Pereira; o diretor da Umbelino Lobo, Antônio Marcos Umbelino Lôbo; e a assessora da Umbelino Lobo,  Gabriela Bargalo.