APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Transporte Rodoviário de Cargas tem queda com pandemia de Covid-19

Quarta-Feira, 22 de Abril de 2020

O Departamento de Custos Operacionais (DECOPE) da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) monitora diariamente o impacto causado no setor de transporte rodoviário de cargas pela pandemia de Covid-19. 

Os dados são apurados desde 16 de março com empresas de vários tamanhos e segmentos de todo o Brasil ligadas à NTC&Logística, às suas entidades parceiras, que somam mais de 50 e com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ao todo são representadas quase a totalidade das empresas transportadoras de carga do mercado. 

O setor de transporte, que é fundamental para o abastecimento de produtos de primeira necessidade como alimentos e medicamentos, tem sofrido grandes consequências com a pandemia. Após quatro semanas de acompanhamento, o número em porcentagem total chegou a 43,9% de queda no volume de cargas movimentadas, sendo que, o transporte de produtos químicos e agroquímicos caiu 31,67%. A queda na movimentação de produtos de todos os gêneros já indicada uma queda no consumo e consequentemente na produção de diversos setores da economia. 

Os dados da pesquisa foram apresentados na reunião da Comissão Temática de Logística da Abiquim, realizada em 15 de abril. A Comissão mantém um trabalho para que a pandemia não afete a logística de produtos químicos essenciais para o combate à Covid-19. 

Clique aqui para ver os resultados e contribui com a pesquisa. 

Mais informações sobre a Comissão Temática de Logística da Abiquim pelo e-mail: rodrigo.falato@abiquim.org.br,   com o assessor de Assuntos Técnicos da Associação, Rodrigo Falato.