APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

“Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia incentiva inovação”, afirma Pedro Wongtschowski

Segunda-Feira, 02 de Setembro de 2013

Prazo para inscrições de projetos termina em 30 de setembro 

De acordo com o engenheiro químico membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações, Dr. Pedro Wongtschowski, inovação é a chave para melhorar a produtividade e a competitividade das empresas. Consciente da importância do desenvolvimento tecnológico para indústria química, a Abiquim promove anualmente o ‘Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia’ nas categorias ‘Empresa’ e ‘Pesquisador’. Lançado em 2001, o Prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no País, reconhecendo projetos que demonstrem a inventividade e a criatividade.

A premiação recebeu esse nome em 2011, em reconhecimento ao doutor e professor de química Kurt Politzer, considerado um dos mais importantes personagens da história da química do Brasil. Pedro Wongtschowski, que conheceu Politzer pessoalmente, afirma que a homenagem é mais do que merecida. “Kurt era uma personalidade ímpar. Com um pé na indústria e outro na academia, tinha uma posição única para entender o processo inovativo e aplicá-lo nas empresas”, contou Wongtschowski.

Segundo o conselheiro da Ultrapar, para alcançar competitividade externamente, é preciso primeiro olhar para dentro da indústria e perceber como seria possível melhorar seus processos e produtos através da inovação. “É condição necessária ter um quadro técnico forte para se dar conta de que há potenciais de melhoria dentro da empresa”, argumenta Wongtschowski. Para ele, identificadas as oportunidades, os empresários podem usar um grande número de incentivos à inovação para se desenvolver. “Há recursos subsidiados pela Finep [Agência Brasileira da Inovação], bolsas dadas pelo CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], além da nova organização social Embrapii [Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial], criada para fomentar o desenvolvimento tecnológico da indústria, além de incentivos fiscais que ainda estão sendo subutilizados. Existe uma série de mecanismos à disposição da indústria que ela desconhece e nem sempre utiliza”, lembra o engenheiro.

A cerimônia de entrega do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2013 será em 6 de dezembro, durante o Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ). Além de divulgar as metodologias empregadas e capacitações existentes, o Prêmio também estimula novos núcleos de inovação na indústria química. Na opinião de Pedro Wongtschowski, o reconhecimento público de um projeto reforça a visão positiva sobre a inovação na comunidade, nas indústrias químicas e entre os pesquisadores. “O Prêmio representa um incentivo para que as pessoas se dediquem à inovação”, comenta. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro pelo site: http://www.abiquim.org.br/abiquim/premio-kurt-politzer-de-tecnologia/apresentacao 

Para mais informações, acesse http://www.abiquim.org.br



Informações à Imprensa:
Allcomm Partners
Mario Viana 
 mario.viana@allcommpartners.com.br / (11) 99983-1269
Ligia Leme 
 ligia@allcommpartners.com.br / (11) 96152-7788