APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Rede de Economia Circular da CNI reúne entidades para debater o tema no setor industrial

Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019

Comissão de Meio Ambiente da Abiquim acompanha o tema e recebe apresentação de especialistas


Para fomentar o debate sobre a economia circular no setor industrial, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Rede de Economia Circular, que incorporou a Rede de Produção e Consumo Sustentáveis. Os trabalhos da nova Rede serão divididos em 5 temas prioritários – Políticas Públicas, PD&I, Mercado, Financiamento e Educação – conforme planejamento proposto na publicação da CNI “Economia Circular - Caminho Estratégico para a Indústria Brasileira”, que analisa o atual cenário do Brasil em relação à economia circular, e foi lançado durante evento da Confederação, em setembro, na capital paulista. 

A Abiquim participou das discussões do documento juntamente com outros setores, e integra a Rede da CNI sendo representada pela assessora de meio ambiente, Aline Caldas Bressan. A Rede de Economia Circular da CNI também abordará as discussões a respeito da construção da norma internacional (ISO) sobre o tema, bem como a discussão nacional através da Comissão de Estudo Especial de Economia Circular da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-323).

Na Abiquim, o tema Economia Circular está na pauta de trabalho da Comissão Setorial de Resinas Termoplásticas (Coplast), que possui seu compromisso voluntário a favor da Economia Circular no setor de resinas plásticas, e na Comissão Temática de Meio Ambiente, que recebeu, no dia 3 de outubro, a integrante do core team da discussão da norma internacional de Economia Circular e consultora da Exchange4Change, Beatriz Luz, que realizou apresentação sobre Economia Circular e a indústria química. Na mesma ocasião, Paulo Garbelotto, diretor comercial da Oryzasil, apresentou o case da empresa, que estimula a adoção de um modelo de economia circular, ao produzir sílica, matéria-prima de grande utilidade para diferentes cadeias, a partir da casca de arroz.


Foto: Abiquim/Divulgação

Aline Bressan (Abiquim), Paulo Garbelotto (Oryzasil) e Beatriz Luz (Exchange4Change)


Clique aqui para fazer o download da publicação “Economia Circular: Caminho Estratégico para a Indústria Brasileira”. 

Clique aqui para acessar o compromisso voluntário a favor da Economia Circular no setor de resinas termoplásticas. 

Mais informações sobre a atuação da Abiquim na Rede Economia Circular da CNI, pelo e-mail aline.bressan@abiquim.org.br com a assessora de Meio Ambiente e coordenadora-executiva da Comissão de Meio Ambiente, Aline Caldas Bressan.