APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Inscreva-se para apresentação do estudo sobre diversificação da indústria química

Terca-Feira, 28 de Maio de 2013

O BNDES apresentará nesta quarta-feira, 29, os detalhes do estudo ‘Oportunidades para Diversificação da Indústria Química’, contratado pela instituição e que será realizado pelo consórcio Bain Company/Gas Energy. A ideia da pesquisa foi sugerida pelo Conselho de Competitividade da Indústria Química e de Plástico e incluída no Plano Brasil Maior, em maio de 2012. 

Segundo o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo, o objetivo desse trabalho “é tentar identificar as vantagens competitivas que o Brasil possui, quais são as tecnologias existentes ou que estão sendo desenvolvidas para explorar essas oportunidades, e assim, criar uma política para conciliá-las”, explicou. O estudo permitirá um planejamento a longo prazo da indústria química do Brasil, definirá os mercados realmente promissores e as necessidades tecnológicas e de disponibilidade de matéria-prima, bem como fará proposições para superar essas barreiras. A pesquisa também identificará oportunidades para fabricação de produtos de maior valor agregado no Brasil. 

Para o Governo, o estudo fornecerá subsídios ao estabelecimento de uma política industrial para o setor químico, abrangendo questões logísticas, utilidades, infraestrutura de meio ambiente, bem como para embasar questões de financiamento e eventuais estímulos fiscais.

Aos empresários, em especial os de pequeno e médio porte, o produto permitirá optar pelos setores onde investir com maiores possibilidades de sucesso. “O resultado desse estudo com certeza atrairá pequenas e médias empresas brasileiras, além de criar oportunidades de investimento estrangeiro, pois identificará vantagens e eventuais parceiros. É um trabalho que vemos com muito otimismo e que irá marcar a indústria química brasileira”, comemorou Figueiredo. A previsão é de que a pesquisa seja concluída em um ano.

O evento é uma realização conjunta da Abiquim, Abihpec, Abrafati, Abrafas, Anda, Sindag, Sinproquim e Sitivesp.

Serviço:
“Oportunidades para Diversificação da Indústria Química”
Data: 29 de maio de 2013.
Horário: 14h30
Local: Auditório do Sinproquim, Rua Rodrigo Cláudio, 185, Aclimação, São Paulo.
Inscrições gratuitas pelo e-mail: eventos@abiquim.org.br