APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia: inscrições abertas

Sexta-Feira, 10 de Maio de 2013

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) organiza, em 2013, a décima segunda edição do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia. A iniciativa tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no País, reconhecendo o mérito de projetos que demonstrem a inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores. O evento busca, também, divulgar metodologias empregadas e capacitações existentes, a fim de estimular novos núcleos de inovação na indústria química.

Em 2012, o professor Luiz Antonio D’Avila, da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebeu o Prêmio na categoria Pesquisador, com o “Desenvolvimento de soluções inovadoras e aplicáveis em campo para monitoramento da qualidade de combustíveis e lubrificantes”. Na categoria Empresa, a premiação foi concedida à Oxiteno e à fabricante de veículos General Motors do Brasil, que criaram um novo solvente contendo matérias-primas de fontes renováveis para pintura automotiva, com alto poder de redução de formação de poluentes, menor toxicidade e alta eficiência na aplicação. 

O formulário de inscrições já está disponível. Os interessados devem se inscrever pelo site da Abiquim (www.abiquim.org.br), acessando a aba “Abiquim” e, em seguida, clicando no link para o Prêmio de Tecnologia, no menu azul. A premiação será realizada durante o Encontro Anual da Indústria Química, em 22 de novembro, no hotel Gran Hyatt, em São Paulo.

Cada participante pode inscrever mais de um trabalho, desde que indique a categoria a qual pretende concorrer: empresa ou pesquisador. Os trabalhos serão mantidos em sigilo até a divulgação dos resultados. A Comissão Julgadora é formada por importantes representantes do setor químico do país.

Antes conhecido como Prêmio Abiquim de Tecnologia, em 2011 recebeu o nome de Kurt Politzer, em homenagem ao pesquisador e professor que trabalhou intensamente em prol do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no setor químico. Politzer colaborou por quase três décadas na Abiquim, sendo membro do Conselho Diretor e coordenador da Comissão de Tecnologia da entidade, além de um dos responsáveis pela criação deste Prêmio.