APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Governo Federal divulga Agendas Estratégicas Setoriais

Segunda-Feira, 15 de Abril de 2013

A indústria química ganhará competitividade com a aplicação das medidas previstas nas Agendas Estratégicas Setoriais do Plano Brasil Maior (PBM), publicadas pelo Governo Federal em 9 de abril. Para o setor, o projeto tem três objetivos: redução do custo das matérias-primas, ampliação do investimento fixo e aumento da participação da química de origem renovável.

Segundo a diretora técnica de economia e estatística da ABIQUIM, Fátima Giovanna Ferreira, a indústria química tem operado abaixo de sua capacidade produtiva adequada devido à perda da competitividade. O plano do governo, discutido pelo Conselho de Competitividade da Química, prevê a desoneração de PIS/Cofins sobre matérias-primas petroquímicas, o que resultará na elevação do uso da capacidade instalada e na consequente redução das importações. 

Outro problema destacado pelo Conselho é a paralisação dos investimentos. Em relação a isso, será implantado o Regime Especial de Incentivo ao Investimento na Indústria Química (Repequim) e será adotada uma política de viabilização do uso do gás natural como matéria-prima. O programa visa aumentar a capacidade produtiva local, aproveitar as oportunidades da exploração de matérias-primas do pré-sal, do potencial do gás não convencional e do crescimento da economia, além de apoiar a transição para o universo da química verde, incentivando a utilização de matérias-primas de origem renovável, que será apoiada pela implantação do Regime Especial de Incentivo à Inovação na Indústria Química (REIQ Inovação). 

O REIQ Inovação contribuirá para elevar os atuais níveis de investimento em P&D para reverter o quadro brasileiro de importação de produtos de elevado valor agregado e exportação de commodities. Segundo Fátima Giovanna, isso pode aumentar a competitividade não só da indústria química, mas, também, de suas indústrias clientes.

Para conhecer as medidas do Plano Brasil Maior das demais 18 agendas beneficiadas, acesse o documento na íntegra em:
http://www.abiquim.org.br/espaco-do-associado/apresentacao 
(material exclusivo para associados).