APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

VALOR ECONÔMICO. Produção da indústria química sobe 7,12% em agosto

Quarta-Feira, 03 de Outubro de 2012

Produção da indústria química sobe 7,12% em agosto 

SÃO PAULO - Os volumes de produção da indústria química brasileira cresceram 7,12% em agosto, na comparação anual, de acordo com dados preliminares da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Frente ao registrado em julho, o avanço foi de 3,25%.

Conforme a entidade, no acumulado dos oito meses do ano, a alta na produção de químicos de uso industrial é de 5,13%.

“Após um 2º trimestre atípico, de resultados negativos no setor, os números dos últimos dois meses de análise voltaram aos níveis do que havia sido praticado nos primeiros meses do ano. Tal fato evidencia uma melhora considerável no ambiente de negócios a partir do início do segundo semestre”, informa a entidade em seu Relatório de Acompanhamento Conjuntural.

As vendas internas também mostraram desempenho positivo no intervalo. Em agosto, o crescimento foi de 5,24% frente ao verificado um ano antes. Na comparação com julho, a taxa de expansão foi de 9,59%. Dessa forma, de janeiro a agosto, o índice de vendas internas cresceu 7,82%.

“Mantido esse ritmo para setembro, o 3º trimestre do ano deve encerrar com um dos melhores resultados da série histórica”, segue a Abiquim.

A utilização da capacidade instalada na indústria química, segundo a entidade, ficou em 86% em agosto, com alta de quatro pontos percentuais frente a julho.

Consumo aparente

Embora a produção e as vendas internas de químicos de uso industrial crescido nos primeiros oito meses do ano, o consumo aparente nacional desses produtos - medido pela soma de produção e importações, menos as exportações - permaneceu praticamente estável no mesmo intervalo.

Segundo relatório da Abiquim, esse indicador mostra recuo de 0,08% na comparação com o mesmo intervalo de 2011, “indicando uma importante redução no padrão de crescimento da demanda por produtos químicos (no acumulado até março, o aumento era da ordem de 6%)”.

Conforme a entidade, pesou sobre o indicador a forte queda nas importações de químicos de uso industrial. No acumulado até agosto, as compras externas mostram baixa de 13,11%, influenciadas principalmente pelo grupo de intermediários para fertilizantes. As exportações, por sua vez, têm queda de 2,47%.

Conforme a Abiquim, ainda há inúmeras incertezas em relação à desaceleração de importantes mercados consumidores e, em razão da natureza da indústria química — “da mesma forma que cresce aceleradamente em períodos de retomada, também se recente mais em períodos de crise” -, a redução drástica na demanda poderia ter impacto sobre os preços do setor.

“Por operar em processos contínuos, não há como reduzir a produção no mesmo ritmo da redução da demanda, o que, em muitos casos, gera excedentes, que acabam chegando ao mercado com preços completamente desalinhados”, informa a entidade.

Disponível em: 

<http://www.valor.com.br/empresas/2851908/producao-da-industria-quimica-sobe-712-em-agosto>.  Acesso em 03 out. 2012.