APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Anvisa aprova 17 testes para detecção do coronavírus

Segunda-Feira, 30 de Marco de 2020

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou 17 testes para detecção do coronavírus desde o dia 19 de março. Para viabilizar a rápida aprovação desses testes, a Agência tem adotado a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 348, de 17 de março de 2020, que determina critérios e procedimentos extraordinários e temporários para tratamento de petições de registro de medicamentos, produtos biológicos e produtos para diagnóstico in vitro e mudança pós-registro de medicamentos e produtos biológicos em virtude da emergência de saúde pública internacional decorrente do novo coronavírus. 

Dos 17 testes já aprovados pela Agência, 14 são do tipo rápido com resultados que levam de 10 a 30 minutos e 3 do tipo molecular. Segundo a Anvisa, a oferta e a produção dos kits dependem da capacidade de cada empresa que recebeu o registro. 

Tipos de teste disponíveis 

O teste do tipo RT-PCR utiliza a biologia molecular. Nele uma amostra de secreção nasal e da garganta do paciente é levada ao laboratório para uma busca minuciosa pelo material genético do Sars-Cov-2.

Os testes rápidos também são feitos a partir de secreção nasal e de garganta ou sangue. Eles ficam prontos entre 10 e 30 minutos. Eles medem a quantidade de dois anticorpos (o IgG e o IgM) que o organismo produz quando entra em contato com um invasor. Porém o IgM é produzido na fase aguda da infecção e o IgG pode aparecer só mais tarde. E para dar um resultado positivo, é preciso que haja uma quantidade mínima dessas moléculas circulando pelo corpo. 

Em entrevista concedida ao site da revista Saúde, o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, explica que o processo para obtenção do resultado do teste RT-PCR, pode demorar oito horas em laboratório se não houver filas.  

Na mesma matéria, a gerente de produtos para diagnóstico in vitro da Anvisa, Marcella Abreu, explica: “os testes rápidos não podem ser usados como único parâmetro de diagnóstico e devem ser feitos por profissionais especializados”. 

Clique aqui para ler a RDCE nº 348 

Clique aqui para ver a lista dos testes aprovados no dia 26 de março 

Clique aqui para ver a lista dos testes aprovados no dia 23 de março

Clique aqui para ver a lista dos testes aprovados no dia 19 de março. 

Clique aqui para ler a matéria “Teste de coronavírus: quem deve fazer e como é o exame?” publicada no site da revista Saúde